Vigilância Sanitária do Rio interdita casa de repouso Divina Luz, na Ilha do GovernadorCleber Mendes/Agência O DIA
Segundo a subprefeitura da Ilha, além do local apresentar irregularidades quanto ao processo de trabalho, ele contava com equipe técnica reduzida, falta de alimentos e péssimas condições de higiene. O Ivisa-Rio autuou a instituição privada por transgredir normas de proteção à saúde e aplicou multa.
Uma casa de repouso na Ilha do Governador, na Zona Norte, foi totalmente interditada nesta quinta (15). O local estava em condições insalubres e com péssimas condições de higiene.
— Jornal O Dia (@jornalodia) September 15, 2022
Crédito: Reprodução#ODia pic.twitter.com/JyYSuMOCtb
Dos 16 idosos que residiam na unidade, 13 já foram encaminhados a outras instituições ou reinseridos às famílias. Os outros três ainda serão transferidos nesta quinta (15). No momento da inspeção nenhum deles foi encontrado contido ou amarrado. A ação foi realizada em conjunto com a Atenção Primária à Saúde da região, Secretaria Municipal de Assistência Social e Polícia Civil.
Ainda de acordo com a subprefeitura, denúncias apontaram que os funcionários estariam cometendo maus-tratos, dopando os internados e falsificando receituários, além de manter alimentos estragados e fora do prazo de validade. Há declarações também de que imperícia por parte de funcionários e da gerente do asilo durante procedimentos de primeiros socorros possam ter contribuído para dois óbitos nos últimos 15 dias.
Em relação à morte dos dois idosos, o delegado Marcus Henrique informou que os casos não foram registrados na delegacia e por isso ainda não estão sendo investigados.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.