Polícia Civil interditou a casa de repouso Divina Luz na Estrada do Cacuia, na Ilha do GovernadorCleber Mendes / Agência O Dia

Rio - Policiais da 37ª DP (Ilha do Governador) prenderam, nesta terça-feira (13), a dona da casa de repouso Divina Luz, na Estrada do Cacuia, na Ilha do Governador, Zona Norte do Rio. A ação, que contou com agentes do Ivisa-Rio (Instituto Municipal de Vigilância Sanitária) e da Subprefeitura das Ilhas, Fundão e Paquetá, verificou que o asilo estava funcionando de maneira irregular e em péssimas condições de higiene. O local foi interditado temporariamente.
Durante a fiscalização, que foi originada após uma denúncia, foram encontrados alimentos e medicamentos vencidos e armazenados de forma irregular. Algumas embalagens de comida chegavam a ter larvas. A dona da instituição, identificada como Edna Fatima dos Santos, de 67 anos, foi presa em flagrante por maus-tratos.
O delegado Marcus Henrique de Oliveira Alves, titular da 37ª DP (Ilha do Governador), responsável pela investigação, solicitou à justiça um mandado de busca e apreensão para averiguar as denúncias, no entanto, quando os agentes chegaram ao local, encontraram um local totalmente insalubre e "perigoso para os idosos que moravam na casa".
"Com base no que viram, os policiais prenderam a dona do abrigo em flagrante. Ela está sendo encaminhada para uma audiência de custódia, mas o inquérito está em andamento para verificar a existência de mais problemas na casa de repouso", disse o delegado. 
O asilo já havia sido inspecionado na última sexta-feira (09) e passou por nova averiguação. Ao checarem a documentação, os agentes verificaram que a licença para funcionamento em 2022 era feita por autodeclaração e não estava em acordo com o que foi encontrado. A Vigilância Sanitária autuou o estabelecimento e determinou dois termos de intimação com exigências de uma série de medidas de adequação.
O estabelecimento foi, então, interditado para recebimento de novos pacientes e receberá uma nova visita, ainda nesta semana, para checagem das exigências. A Subprefeitura das Ilhas, Fundão e Paquetá informou que está acompanhando o caso e, se as medidas não forem cumpridas, "tomará as providências cabíveis".
"Na próxima visita à unidade, nós iremos com a Secretaria de Assistência Social para verificar se a instituição está em acordo com as determinações da Vigilância Sanitária. Caso não tenham se adequado, retiraremos todos os idosos da casa e encaminharemos para os abrigos da prefeitura. Já estamos disponibilizando as vagas para receber esse pacientes", afirmou o subprefeito, Rodrigo Toledo.
Procurada, a casa de repouso Divina Luz não atendeu aos contatos. 
 Casa de repouso também foi interditada em Guaratiba 
Em agosto, um outro asilo foi fechado em Guaratiba, Zona Oeste do Rio, por acusação de maus-tratos, cárcere privado e tortura. A denúncia foi feita pelos próprios técnicos de enfermagem e estagiários que trabalhavam no local. Segundo os profissionais, as vítimas estavam em condições precárias e insalubres, sem atendimento médico, material hospitalar e de higiene, recebiam uma alimentação precária e sofriam agressões.
Na ocasião, a Polícia Civil chegou a prender o casal que era o responsável pelo estabelecimento e encaminhou os idosos a abrigos públicos da prefeitura.