Homem é morto enquanto andava de bicicleta após ser atropelado por um ônibus na Praia do LeblonReginaldo Pimenta/Agência O Dia
Ciclista morre após ser atropelado por ônibus no Leblon
Vítima foi identificada como Danilo Rocha, de 63 anos
Rio - Um ciclista morreu após ser atropelado por um ônibus na orla do Leblon, Zona Sul do Rio, na manhã desta segunda-feira (19). A vítima foi identificada como Danilo Rocha de 63 anos.
Segundo informações do Corpo de Bombeiros, o quartel de Copacabana foi acionado às 10h para um acidente na Rua General Artigas, entre o posto 11 e 12. Ao chegarem no local, os agentes já encontraram o sem vida. A tragédia deixou em choque quem passava pela movimentada orla da praia.
Danilo estava andando de bicicleta pela ciclovia quando o braço de um pedestre esbarrou nele, fazendo-o perder o equilíbrio. O ciclista não conseguiu sair da bicicleta, pois o pé estava preso no pedal por um suporte próprio do equipamento. Desta forma, ele caiu e foi atingido em seguida por um ônibus executivo da Viação Útil, contratado por um condomínio da Barra da Tijuca para levar moradores até a Zona Sul. Segundo um agente da Polícia Militar, o homem estava usando um relógio Carmim, que avisa quando se sofre uma queda. Dessa forma, a esposa de Danilo foi notificada na hora e foi até o local do acidente. Uma equipe do Programa Leblon Presente também deu suporte à ocorrência.
Familiares de Danilo chegaram ao local pouco depois do ocorrido. Para Miguel Lasalvia, presidente da Comissão de Segurança no Ciclismo da Cidade do Rio de Janeiro (CSC-RJ) e amigo de Danilo, o acontecido foi uma tragédia. "As informações estão sendo colhidas de algumas testemunhas que presenciaram o incidente. Vamos apelar para as câmeras da CET-Rio, da orla, para que a gente possa tentar, da melhor forma, identificar o ônibus”, contou. Ele ainda acrescentou que a vítima estava usando todos os equipamentos exigidos nas regras de segurança.
A perícia já foi realizada. O caso foi registrado na 14ª DP (Leblon), onde o motorista do ônibus e testemunhas prestaram depoimento.
Diligências estão em andamento para esclarecer todos os fatos.
A assessoria da empresa de ônibus Útil divulgou nota oficial. "Lamentamos profundamente pelo falecimento do idoso e prestaremos total solidariedade à sua família. Reiteramos que, no momento que que o ciclista se desequilibra e cai na pista (desviando de um pedestre na ciclovia), vai ao encontro, em questão de segundos, ao eixo do meio do ônibus, ou seja, entre a dianteira, onde fica a cabine do motorista e a parte traseira, sem chance qualquer de percepção e reação por nosso motorista e até mesmo dos passageiros que estavam sendo transportados. Estamos prestando apoio psicológico ao motorista, que ficou bastante abalado, e estamos auxiliando as autoridades para a conclusão do caso", informou a empresa.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.