Cerca de 120 agentes da Polícia Civil e do Bope participaram da operação contra o tráfico no Complexo da Maré na manhã de ontemPedro Ivo/ Agência O Dia

Rio - Um intenso tiroteio apavorou moradores do Complexo da Maré, Zona Norte do Rio, e chegou a fechar duas das principais vias da cidade na manhã desta segunda-feira (26). Com seis blindados e dois helicópteros em apoio, as Polícias Militar e Civil fizeram uma operação conjunta com 120 agentes desde as primeiras horas do dia. Ao todo, sete suspeitos foram mortos e 26 presos. Pegos de surpresa, motoristas que trafegavam pela Linha Vermelha precisaram se abrigar atrás de muretas de contenção da pista para se proteger dos tiros.

Policiais do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) e policiais da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) atuaram na Vila do João e na Vila dos Pinheiros. A ação terminou por volta das 18h, com sete suspeitos mortos e 26 pessoas foram presas, segundo a PM.
Ao todo, foram apreendidos sete fuzis, oito pistolas, uma réplica de arma de pressão/ar comprimido, uma granada, aproximadamente uma tonelada de maconha e 50 pés da planta, 48 frascos de lança-perfume foram apreendidos e 20 carros e motocicletas roubados, recuperados. Uma mulher identificada como Laura, de 21 anos, acabou pisoteada durante a operação e segue internada em observação.
Em nota, a assessoria de imprensa da Polícia Militar informou que a ação de emergência foi motivada após o Setor de Inteligência descobrir possível tentativa de invasão a comunidades dominadas atualmente pelo Comando Vermelho.
Por conta do intenso tiroteio, o trânsito na de veículos na Linha Vermelha, na altura do Complexo da Maré, foi interrompido. A ação foi realizada por Policiais do 22ºBPM (Maré) e do Batalhão de Policiamento em Vias Expressas (BPVE) para "para resguardar usuários da via". O bloqueio foi desfeito ainda no fim da manhã.
Enquanto o fluxo estava interrompido, motoristas que ficaram presos viveram momentos de terror. Na Linha Vermelha, muitos preferiram saltar de seus veículos e se jogar no chão, protegendo-se atrás das muretas de concreto que margeiam a via.
No começo da tarde, a Linha Amarela precisou ter os dois sentidos interditados, na altura da Avenida Bento Ribeiro Dantas, por conta de um incêndio na via no sentido Fundão, segundo informou a assessoria da Lamsa. A PM e os bombeiros estão no local e as equipes da concessionária já combateram as chamas.

A pista sentido Barra já foi liberada cerca de uma hora depois e duas faixas da pista sentido Fundão foram abertas ao tráfego.
Clínicas e unidades de ensino fechadas
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o Centro Municipal de Saúde Vila do João e as clínicas da família Augusto Boal, Adib Jatene e Jeremias Moraes da Silva, localizadas na região da Maré, acionaram o protocolo de acesso mais seguro e, para segurança de profissionais e usuários, interromperam o funcionamento nesta segunda-feira devido ao confronto entre policiais e traficantes.
Procurada, a Secretaria Municipal de Educação informou que 35 unidades escolares da região da Maré foram fechadas, prestando atendimento remoto, para garantir a segurança de alunos e funcionários, em decorrência de operações policiais na área.
A Reitoria da UFRJ, por sua vez, decidiu suspender as aulas do turno da manhã desta segunda-feira no campus Cidade Universitária para "segurança da comunidade acadêmica".