No Santo Amaro, PMs prenderam quatro homens, apreenderam armas, rádios e drogasDivulgação/Polícia Militar

Rio - A Polícia Militar realizou, nesta terça-feira (25), operações em comunidades do município do Rio e da Região Metropolitana. Equipes atuaram contra o crime organizado nas favelas do Turano e Paula Ramos, entre a Tijuca e o Rio Comprido, na Zona Norte; no Morro do Santo Amaro, no Catete, na Zona Sul; e na Vila Kennedy, em Bangu, na Zona Oeste. Em Niterói e Itaboraí, as ações aconteceram, nos complexos da Engenhoca, Santo Cristo e da Reta Velha. 
De acordo com a PM, no Turano e Paula Ramos, a ação foi realizada pela Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) e pelo Comando de Polícia Pacificadora (CPP), para prender criminosos envolvidos em roubos de veículos nas Zonas Norte e Sul da cidade do Rio, além de recuperar automóveis roubados e apreender armas. As equipes também deram apoio a uma fiscalização Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop) em ferros-velhos da região. Ao fim da operação, nenhuma ocorrência foi registrada.
No Morro do Santo Amaro, atuaram equipes do 2º BPM (Botafogo), com apoio do 3º BPM (Méier), 4º BPM (São Cristóvão) e 16º BPM (Olaria). Até o momento, quatro homens foram presos e foram apreendidos uma submetralhadora calibre 9mm, uma pistola calibre 380, dois rádio comunicadores, quatro telefones celulares e drogas. 
Já na Vila Kennedy, atuaram policiais do 14º BPM (Bangu), com apoio de militares do 9º BPM (Rocha Miranda), 27º BPM (Santa Cruz), 31º BPM (Recreio) e 40º BPM (Campo Grande), com o objetivo de prender criminosos envolvidos em roubos de veículos e de rua, bem como a apreensão de armas. A operação foi encerrada sem presos ou material ilícito apreendido. 
Segundo a Secretaria Municipal de Educação (SME), na região do Turano, duas unidades escolares prestaram atendimento remoto para garantir a segurança de alunos e funcionários. Sempre que há uma situação de risco, o protocolo de acesso mais seguro é acionado. Nas demais localidades, o atendimento presencial seguiu normalmente. 
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informou que, na região do Turuno, a Clínica da Família (CF) Estácio de Sá e o Centro Municipal de Saúde Salles Netto, além da CF Wilson Mello Santos Zico, na Vila Kennedy, mantiveram o atendimento à população. Apenas as atividades externas realizadas no território, como as visitas domiciliares, foram suspensas. Na área do Catete, as unidades de saúde funcionaram normalmente.

Na Região Metropolitana do Rio, equipes do 12º BPM (Niterói) realizam operação nos complexos da Engenhoca e do Santo Cristo, em Niterói, onde dois homens foram presos, um deles com mandado de prisão em aberto. Com eles, foram apreendidos um rádio transmissor e drogas. As Secretarias Municipais de Educação e Saúde de Niterói informaram que, até o momento, as unidades de ensino e de saúde da cidade estão funcionando normalmente.
Durante as ações em Itaboraí, criminosos tentaram fugir para a Comunidade do Areal e entraram em confronto armado com as equipes do 35º BPM (Itaboraí). Um suspeito foi baleado na perna e socorrido pelo Corpo de Bombeiros ao Hospital Desembargador Leal Júnior, no município. No local, foram apreendidos uma pistola calibre 380, um carregador com 15 munições do mesmo calibre, 70 tiras de maconha, 34 pinos de cocaína, dois rádios transmissores e R$ 23,00 em espécie. A ocorrência foi apresentada na 73ª DP (Neves).