A Secretaria de Estado de Saúde (SES) registrou 3.590 novos casos da doença nas últimas 24 horasReginaldo Pimenta / Arquivo Agencia O Dia
A Secretaria de Estado de Saúde (SES) registrou uma explosão no número de casos confirmados. Foram 3.590 nas últimas 24 horas. A pasta também registrou sete mortes no mesmo período.
Apesar do aumento no número de casos, o CTD não recomendou a interrupção ou suspensão automática das atividades presenciais, devido à fase atual da pandemia e à cobertura vacinal estimada pelo Corpo Social da Universidade para covid-19.
O CTD também emitiu algumas diretrizes, ao passo que a Reitoria reforçou a importância da comunidade acadêmica em segui-las:
Para sintomáticos:
- Afastar imediatamente e comunicar à Coordenação do Curso ou Chefia Imediata, da razão do
afastamento;
- Programar testagem preferencialmente do 2º ao 5º dia
- Se antígeno positivo - afastar idealmente por 10 dias (mínimo de 7 dias pelo MS) a contar da data do
início dos sintomas.
- Se antígeno negativo - aguardar o RT-PCR;
Se RT-PCR positivo* - afastar por 10 dias (mínimo de 7 dias pelo MS) a partir da data do início dos sintomas;
Se RT-PCR negativo - retornar às atividades, se assintomático.
- O resultado da testagem deverá ser informado pelo acometido à sua Coordenação ou Chefia Imediata.
- Manter as atividades com precauções, preferencialmente uso contínuo de máscara N95 ou PFF2.
- Comunicar a situação à Coordenação do Curso ou Chefia Imediata;
- Entrar em contato com a Equipe do CTD pelo e-mail consulta@needier.ufrj.br para avaliação da situação e necessidade de testagem. Este contato poderá ser feito pelo indivíduo (casos isolados) ou pela Coordenação/Chefia Imediata no caso de ocorrência de múltiplos casos;
- Caso indicada, a testagem deverá será realizada preferencialmente do 5º ao 7º dia pós exposição de
risco utilizando RT-PCR:
Se RT-PCR positivo - afastar por 10 dias (mínimo 7 dias pelo MS) e retornar às atividades sem
testagem, desde que se mantenha assintomático.
Se RT-PCR negativo*- retornar às atividades com precauções até completar 10 dias da exposição, preferencialmente manter uso de máscara N95 ou PFF2. Caso surja qualquer sintoma, deverá realizar nova testagem.
Uerj
Em nota técnica divulgada no domingo (6), a Uerj também recomendou o uso de máscaras nas dependências da universidade, nos demais locais onde o distanciamento mínimo de um metro não possa ser praticado e para indivíduos com comorbidades. O uso continua obrigatório para pessoas com sintomas gripais, mesmo com teste negativo para Covid-19, "a fim de evitar a transmissão de outras doenças respiratórias."
Já o acesso aos campi continuará acontecendo mediante apresentação do passaporte vacinal digital ou impresso, além de documento de identificação com foto.
A realização de eventos permanece liberada, desde que sejam observadas as novas recomendações.
Em casos suspeitos, a Uerj recomenda aos estudantes e trabalhadores buscarem "atendimento e/ou testagem para Covid-19 em um posto próximo a sua residência ou na universidade". Quem esteve em contato próximo a um caso confirmado da doença também deverá realizar a testagem.
PUC-Rio
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.