Flamengo's Uruguayan midfielder Giorgian De Arrascaeta celebrates with the trophy after winning the Copa Libertadores final, after the football match between Brazilian teams Flamengo and Athletico Paranaense at the Isidro Romero Carbo Monumental Stadium in Guayaquil, Ecuador, on October 29, 2022.Luis Acosta / AFP

Rio – A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop) e a Guarda Municipal montaram um esquema especial para a organização do evento de comemoração da conquista da Copa Libertadores da América e da Copa do Brasil pelo Flamengo. A festa acontecerá neste domingo (13), na Avenida Presidente Antônio Carlos, no Centro do Rio.
A operação terá início às 5h, quatro antes do início da festa, e contará com ações preventivas de ordenamento urbano e de trânsito, com o emprego de 230 agentes. Durante o evento, equipes do Grupamento de Operações Especiais (GOE) atuarão na frente da multidão, abrindo espaço para o deslocamento das pessoas, enquanto o Grupamento Tático Móvel (GTM) irá atrás, fazendo o acompanhamento.
As equipes da GM-Rio também atuarão nos desvios de trânsito e bloqueio de vias. Agentes da Seop terão como foco o monitoramento do comércio ambulante, impedindo, por exemplo, a venda de garrafas de vidro, cujo descarte irregular pode provocar acidentes.
O objetivo da operação é manter o ordenamento urbano e o bem-estar dos participantes para que a festa ocorra em segurança.
“A Prefeitura do Rio realizou um planejamento operacional suficientemente robusto para esse evento, que vai interditar, momentaneamente, a Avenida Presidente Antônio Carlos. Faremos o gradeamento dessa via, em parceria com o clube do Flamengo e com outros órgãos públicos. É muito importante destacar que faremos operações preventivas para coibir presença de garrafas de vidro, que possam colocar a integridade física das pessoas em risco. Além disso, a Guarda Municipal vai acompanhar para garantir a fluidez do trânsito nas vias do entorno e para proporcionar toda segurança e apoio operacional para que essa celebração ocorra de forma ordenada, sem provocar maiores transtornos para o restante da cidade, que seguirá funcionando normalmente” destaca o secretário de Ordem Pública, Brenno Carnevale.
Esquema de trânsito
Para viabilizar a realização do evento, os bloqueios de trânsito serão iniciados às 5h30, com os fechamentos do Túnel Rio 450 anos, Rua Primeiro de Março e Avenida Presidente Antônio Carlos e seus acessos. Além disso, às 10h ocorrerá o fechamento do Túnel Marcello Alencar, em ambos os sentidos. A previsão de término do evento é às 14h.
Devido às interdições, a CET-Rio recomenda que os motoristas busquem rotas alternativas para seus deslocamentos e, se possível, evitem passar pelo Centro da Cidade, pois o trânsito na região deverá estar impactado. Para quem tem a área como destino, a recomendação é priorizar a utilização dos trens da Supervia e do metrô, uma vez que esses meios de transporte não são impactados pelo fechamento das ruas, ou a utilização da rota pela Avenida Mem de Sá, na Lapa.
Mapa indica locais onde haverão as principais interdições durante o evento - Divulgação
Mapa indica locais onde haverão as principais interdições durante o eventoDivulgação
Outra recomendação é a antecipação dos horários de deslocamento, especialmente para quem tem compromisso com horário marcado, como voos no Aeroporto Santos Dumont ou a prova do ENEM.
Para minimizar os impactos no trânsito da região, a Área de Proteção ao Ciclismo de Competição (APCC Porto) e a Área de Lazer da Praça da Cruz Vermelha serão suspensas.
A operação de trânsito contará com 175 agentes, entre guardas municipais, operadores da CET-Rio e apoiadores de tráfego, que trabalharão para manter a fluidez, ordenar os cruzamentos, orientar pedestres e motoristas, além de efetuar os bloqueios.
Os técnicos da CET-Rio no Centro de Operações Rio (COR) irão monitorar a região do evento através de câmeras e, caso seja necessário, ajustes nos semáforos serão implantados.