Iago Lacê Falcão, de 26 anos, assumiu a autoria do crime em depoimento na Delegacia de HomicídiosReprodução/TV Globo

Rio - O estudante de enfermagem Iago Lacê Falcão, de 26 anos, suspeito pela morte da técnica de enfermagem Rita Nogueira, 27, foi preso pela Delegacia de Homicídios da Capital (DHC), no fim da noite desta sexta-feira (18). A prisão acontece quatro dias após o crime, ao qual o suspeito assumiu ter sido autor em sede policial.

De acordo com a Polícia Civil, Iago, que era namorado da vítima, foi preso na casa de familiares na Taquara, Zona Oeste do Rio. Rita ficou desaparecida por três dias, de domingo até a última terça-feira (15), quando o autor procurou à delegacia especializada para revelar o paradeiro do corpo.
"A família está aliviada com a prisão, mas ainda insatisfeita com o tempo que levou para acontecer. Afinal, estamos falando de um crime confessado por ele", comentou a filha da madrasta de Rita, Érica Oliveira, de 21 anos. Segundo a familiar, mesmo sem conhecer a vítima pessoalmente, ela a admirava. "Ela era uma pessoa muito legal". 

A técnica de enfermagem foi encontrada amarrada e com sinais de tortura. O corpo estava em um imóvel abandonado que pertence a família de Iago, em Bento Ribeiro, na Zona Norte do Rio. Nesta sexta-feira, um laudo pericial já havia confirmado que a causa da morte de Rita foi assassinada por asfixia.


Rita foi enterrada na quinta-feira, no Cemitério de Olinda, em Nilópolis, na Baixada Fluminense, sob forte comoção de parentes e familiares.

Iago se relacionava com a vítima há cerca de um mês. Mesmo confessando o crime na Delegacia de Homicídios da Capital, ele não foi preso porque, segundo a Polícia Civil, ele se apresentou espontaneamente e foi acompanhado por um advogado. A situação afastou a hipótese de prisão por flagrante.

O ex-noivo de Rita, Igor Ferreira, foi quem ajudou os investigadores da especializada a identificarem o corpo de Rita. Ele e a vítima namoraram por 10 anos e é considerado da família. Os dois haviam terminado cerca de dois meses antes e, nesse intervalo, Rita teria conhecido Iago.

Antes de ser preso, Iago, que é residente de enfermagem obstétrica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), foi afastado da Maternidade Leila Diniz, segundo a Secretaria Municipal de Saúde. O órgão ainda afirmou que está à disposição das autoridades para auxiliar na investigação.