Projeto é fruto da parceria entre o Centro de Promoção da Saúde (Cedaps) e a concessionária de saneamento básico IguáBel Junqueira / Divulgação
Fruto da parceria entre o Centro de Promoção da Saúde (Cedaps) e a concessionária de saneamento básico Iguá, o projeto buscou mesclar aulas e o desenvolvimento comunitário. Dessa forma, no último mês, os alunos desenvolveram uma ação comunitária sobre higiene bucal para as crianças da comunidade, além de atividades recreativas. A turma também deixou um legado para a região através das artes: três grafites em diferentes endereços, que mostram o impacto social do programa.
Para o diretor geral da Iguá no Rio, Eduardo Dantas, a ideia é oferecer mais do que uma oportunidade de aprendizagem profissional. "O programa 'Jovens Construtores' pode ser uma via de entrada também para o mercado formal de trabalho, pois tem como objetivo o desenvolvimento e a capacitação dos jovens de baixa renda, de forma a contribuir para a construção de uma sociedade mais diversa e igualitária", afirmou. Segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de janeiro a agosto deste ano, de cada dez jovens na faixa etária de 18 a 24 anos, pelo menos dois não conseguiram emprego.
O Cedaps também defende o papel social que o programa oferece a partir da criação de projetos voltados para a comunidade, como o que aconteceu na Muzema. "A missão do 'Jovens Construtores' é contribuir para o crescimento pessoal e profissional de jovens moradores de favelas e periferias, associada à mobilização e ao desenvolvimento de famílias, organizações e comunidades", explicou a coordenadora de projetos do centro, Melissa Abla, que também comemorou o sucesso da primeira turma:
"É um orgulho para toda a equipe do Cedaps ver a felicidade desses jovens e esperamos que eles possam ter muitas oportunidades nessa nova profissão. Agradecemos a Iguá pela parceria e que seja a primeira de muitas", disse. Desde o início da operação plena no Rio de Janeiro, em fevereiro deste ano, a área de Responsabilidade Social da empresa já realizou 107 ações e campanhas, com 13 mil pessoas beneficiadas, além de ações para o desenvolvimento da juventude e capacitação de mão de obra qualificada para o setor.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.