Falta d'água afeta Rio e Baixada Fluminense há cerca de uma semanaDivulgação

Rio - A Águas do Rio informou nesta quarta-feira (4) que concluiu todos os reparos realizados nas redes de abastecimento do município do Rio e que o sistema de distribuição está normalizado. Os serviços no Centro, Marechal Hermes, na Zona Norte, foram concluídos na terça (3). Há cerca de uma semana, moradores de vários bairros da capital se queixam da falta d'água. O problema também acontece na Baixada Fluminense, onde as torneiras devem permanecer secas por mais tempo.

Na última semana, o abastecimento foi impactado pela manutenção programada do Sistema Guandu que, apesar de ter sido concluída no último dia 26, só teve a distribuição 100% restabelecida no dia 27, por conta de melhorias executadas pelas concessionárias. O rompimento de uma adutora em Rocha Miranda, na Zona Norte, no dia 26 de novembro, também afetou o fornecimento de municípios da Baixada Fluminense e de bairros cariocas. Mesmo após a conclusão dos reparos e melhorias, o desabastecimento continuou em algumas regiões por conta de falhas pontuais na rede do Centro e Marechal Hermes, além de em Botafogo.

Nesta quarta-feira, moradores relataram nas redes sociais ainda estarem sem água na Urca, Zona Sul, e no Morro do Salgueiro, na Tijuca, Zona Norte. Na mesma região, no bairro do Méier, relatos afirmam que a água voltou com aspecto barrento. As queixas são ainda de quem vive no bairro Agostinho Porto, em São João de Meriti, e Cacuia, em Nova Iguaçu. Segundo a Águas do Rio, o retorno do fornecimento também foi normalizado em São João de Meriti e equipes estão atuando na cidade para identificar problemas pontuais e providenciar os reparos.

Já em Nova Iguaçu, a concessionária informou que partes do município estão com o abastecimento impactado devido à paralisação na produção de água das represas Rio d'Ouro e São Pedro, motivadas pelas chuvas, que causaram turbidez. A empresa ressaltou que, após a paralisação do Sistema Guandu para manutenção, foram identificados casos pontuais de alteração na coloração da água durante o retorno gradual do abastecimento.
"Isso pode acontecer após longas interrupções no fornecimento, quando a tubulação fica vazia. Com a volta da água, pode haver uma movimentação de pequenas partículas depositadas na tubulação, mas que não causam problemas à saúde. Essas partículas se dissipam rapidamente", completou a concessionária, em nota. A empresa atende aos clientes por meio do telefone 0800 195 0 195, que funciona tanto quanto para ligações quanto mensagens de WhatsApp.