Por paola.lucas

Niterói - Sabe aquele cão ou gato gordo que a gente acha fofinho e tem vontade de apertar muito? Se você tem um, então corre para o veterinário porque essa fofurice toda pode não ser nada saudável. Pesquisas apontam que o sobrepeso e a obesidade são considerados os problemas de maior frequência entre pets em países desenvolvidos, imagina, então, aqui no Brasil?

Sobrepeso e obesidade são problemas frequentesReprodução Internet


Os estudos revelam que eles podem causar doenças ortopédicas, cardiorrespiratórias, urinárias, diabetes, distúrbios reprodutivos, neoplasias, doenças dermatológicas, entre outras doenças, além de cansaço fácil e mobilidade limitada.

No Brasil, não temos dados precisos sobre obesidade e sobrepeso em pets, mas a estimativa é de que 40% deles sofram do problema. Um índice bastante alto.

Preocupada com a questão, a Royal Canin lançou recentemente o Programa Internacional de Perda de Peso Satiety. O estudo mundial inédito sobre obesidade foi feito por três meses com 1.325 gatos e cães com sobrepeso de 27 países. Desse total, 31 eram cachorros brasileiros. O trabalho contou com 450 veterinários. 

Durante toda a pesquisa, os pets foram alimentados com Royal Canin Satiety e tiveram que fazer visitas periódicas aos veterinários participantes, para acompanhamento. E o resultado foi o seguinte: 97% dos animais participantes perderam peso (média de 11,4% do peso em cães e 10,5%, em gatos); 90% dos tutores relataram estar satisfeitos ou muito satisfeitos com os resultados; 49% deles notaram redução no comportamento de pedir por alimento.

A coordenadora de Comunicação Científica da Royal Canin Brasil, Christiane Prosser, diz que vários fatores influenciam para o desenvolvimento da obesidade nos pets como raça, estilo de vida, castração e alimento inadequado e dado de maneira errada.

Ela chama atenção ainda para a grande responsabilidade que o tutor tem quando o assunto é a saúde do animal, principalmente no que se refere ao “comportamento pedinte do pet”, aquela cara de mortos de fome que eles fazem quando querem comer o que estamos comendo. Tobe, meu cachorro, é expert nesse assunto. Ele faz uma cara tão triste que dá até vontade de chorar!

Para controlar o peso do pet Christiane ensina que devemos dar o alimento correto na quantidade adequada, evitar ao máximo petiscos e comida humana e colocá-lo para praticar exercícios.

Você pode gostar