Aluna de Belford Roxo de malas prontas para a Holanda

Após ganhar bolsa, ela vai cursar o Ensino Médio em Maastricht

Por O Dia

Ansiosa, Mariana Carvalho embarca em agosto com muitos sonhos
Ansiosa, Mariana Carvalho embarca em agosto com muitos sonhos -

Rio - Aos 16 anos, Mariana Martins Carvalho se prepara para viver grande um sonho. Estudante do Colégio Estadual Presidente Kennedy, em Belford Roxo, ela foi selecionada, dentre 1.400 alunos brasileiros, para cursar o Ensino Médio em Maastricht, na Holanda.

Empolgada, Mariana conta que foi por intermédio do irmão, que também ganhou bolsa de intercâmbio nos Estudos Unidos, há três anos, que ela decidiu tentar a vaga.

"Na verdade, eu só percebi que era possível ser selecionada quando cheguei na etapa final e tinham sobrado 22 estudantes no processo. Lembro que no caminho para São Paulo, onde foi a última etapa, fiquei muito nervosa e nem conseguia acreditar. Só conseguia sorrir e agradecer ao meu irmão. Eu fiquei sem palavras quando a ficha caiu. Holanda sempre foi um país que gostei muito, porque via nos filmes", recorda, ansiosa com os preparativos para o embarque, previsto para o final de agosto.

Mariana vai residir no próprio campus, na cidade de Maastricht. Junto com estudantes de outros países, ela seguirá o programa acadêmico do Bacharelado Internacional. "Vou conhecer pessoas que estarão lá pelo mesmo sonho que eu. Eu fico pensando no quanto eu vou aprender com a experiência", vibra.

Além das disciplinas tradicionais, a jovem também terá acesso a um programa de atividades desportivas, artísticas e de serviços comunitários que incentivam o trabalho em equipe, a criatividade, a responsabilidade e a cidadania.

Orgulhosa, Cristiane de Oliveira Martins Carvalho, mãe de Mariana, está confiante e na torcida pela filha. Afinal, é uma oportunidade única para ser aproveitada. "Quando temos um filho que segue para o lado do bem e corre atrás dos seus ideais, temos que deixá-lo seguir seu caminho", frisa.

Retorno

Mariana já tem planos para quando voltar ao Brasil. "Quero fazer faculdade de Biologia, Biotecnologia ou Nanotecnologia. Eu gosto muito de toda essa área de pesquisa científica, de estar em laboratório, pesquisar, perguntar... E adoro usar jaleco", brinca a menina.

Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia

Galeria de Fotos

Ansiosa, Mariana Carvalho embarca em agosto com muitos sonhos Divulgação
Mariana Carvalho vai estudar na Holanda Divulgação

Comentários