Relíquias do Padre Cícero em Nova Iguaçu

Exposição 'Meio Ambiente e Religiosidade' é gratuita e tem fotos das belezas naturais da Reserva Biológica do Tinguá

Por O Dia

Altar nordestino é devidamente representado no Sesc Nova Iguaçu
Altar nordestino é devidamente representado no Sesc Nova Iguaçu -

Rio - Duas exposições gratuitas agitam Nova Iguaçu. Uma delas é a mostra 'Meio Ambiente e Religiosidade', cujo destaque são os pertences de Padre Cícero. Outra, as fotografias que retratam as belezas da Reserva Biológica Federal do Tinguá.

'Meio Ambiente e Religiosidade' está em cartaz no Sesc Nova Iguaçu e apresenta em detalhes o líder religioso que teve enorme influência social e política em todo o Nordeste, além de ter sido um grande defensor da causa ambiental durante o século 19. Entre as peças de Padre Cícero, cartas, documentos pessoais, utensílios domésticos, roupas e móveis.

A lista inclui também o título de eleitor, a caderneta de anotações sobre bens que comprava e/ou revendia, atestado de óbito da mãe e bilhete da época da Revolução Cearense (1914). O público ainda pode ver de perto punhais de cangaceiros e balas de rifles, entre outros objetos.

A ambientação da exposição leva o visitante a uma viagem pela Juazeiro do Norte do século 19. Tem reproduções dos aposentos do padre, de um altar nordestino e espaço de residências dedicado à devoção religiosa. A exposição 'Meio Ambiente e Religiosidade' fica em cartaz até 5 de agosto, de terça a domingo, de 9h30 às 17h30. O Sesc fica na Rua Dom Adriano Hipolito, 10, Moquetá.

Para aqueles que curtem fotografia, a pedida é o Shopping Nova Iguaçu. Lá está exposição 'Projeto Pássaro Solto', em parceria com a ONG Onda Verde, que fica em cartaz até o dia 1° de julho. A mostra apresenta um olhar, através do incentivo da descoberta da beleza, do encanto e da exuberância do pássaro fora da gaiola. As fotos foram registradas por jovens da comunidade do entorno da Reserva Biológica Federal do Tinguá que fazem parte do projeto da ONG.

O Projeto Pássaro Solto proporciona formação em fotografia de natureza para jovens da Baixada Fluminense como alternativa de trabalho e renda, além de ter uma estratégia de educação ambiental, levando as comunidades para áreas naturais protegidas e, assim, fortalecer as ações de conservação. 

Durante a exposição, alunos do projeto estarão no Shopping Nova Iguaçu de 14h às 19h para receber os visitantes, que ganharão um cartão-postal com imagens e informações de animais. A exposição fica em frente ao espelho Panorâmico, no G2. O shopping, na Av. Abílio Augusto Távora, 1111, Bairro da Luz.

 

Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia

Galeria de Fotos

Altar nordestino é devidamente representado no Sesc Nova Iguaçu Divulagação
Relíquias de Padre Cícero em exposição no Sesc Nova Iguaçu Divulagação
Relíquias de Padre Cícero em exposição no Sesc Nova Iguaçu Divulagação
Visitantes também conhecem em detalhes aposento de Padre Cícero Divulagação
A exposição fotográfica faz parte do projeto da ONG Onda Verde Divulagação

Comentários