Projeto foi criado em 2011 e atende a crianças e jovens de 7 a 19 anos - fotos de Divulgação
Projeto foi criado em 2011 e atende a crianças e jovens de 7 a 19 anosfotos de Divulgação
Por O Dia

Da Baixada Fluminense para a Cidade Maravilhosa. Músicos do projeto Som Eu, de Duque de Caxias, vão se apresentar gratuitamente no Centro Cultural Light, no Rio. O concerto será amanhã, a partir das 17h, com repertório que inclui músicas de Beethoven, Tom Jobim e Luiz Gonzaga, entre outros. 

"Estou muito feliz e animada. Mal posso esperar para compartilhar a minha alegria pela música, por cada uma das notas, cada ritmo e timbre dos instrumentos", vibra a aluna Giulliana Seabra.

Ela é uma das estudantes atendidas pelo projeto que é desenvolvido em Campos Elíseos. Lá, jovens de 7 a 19 anos, têm aulas de música clássica e popular. Há turmas de diversos instrumentos de orquestra, como violino, viola clássica, violoncelo, baixo acústico, clarinete, trompete, canto coral, trombone, saxofone, flauta doce e transversal e percussão.

O Som Eu nasceu em 2011 com o objetivo de contribuir para a melhoria da qualidade de vida de crianças, adolescentes e jovens do Rio de Janeiro. Foi fundado pela Associação Cultural Amigos da Providência. Em 2015, o projeto começou a atuar em Caxias e, no ano passado, inaugurou uma sede na região.

"No início, queríamos fundar uma instituição que oferecesse estrutura necessária para a democratização e ampliação da cultura. O projeto visa convergir os potenciais artísticos, estabelecendo uma relação sociocultural e profissional, agregada a valores morais do poder transformador da arte e da busca pela autoestima", conta Valéria Seabra, presidente da Associação Cultural Amigos da Providência.

Mais de três mil alunos já foram beneficiados com aulas de música e prática de orquestra desde o início. "Com a chegada do projeto, abrimos os olhos para outras possibilidades e isso tem sido muito importante. Assim como eu, muitos jovens da região não teriam condições de pagar por um curso", lembra o aluno Erick Costa. 

Aulas de música

Para participar do projeto Som Eu é preciso comparecer à sede do projeto, que fica na Rua Pedro Toledo, 10, em Campos Elíseos, Duque de Caxias. Os menores de 18 anos devem estar acompanhados dos responsáveis e apresentar documento de identificação, comprovante de residência e de escolaridade. Outras informações no 2776-7934.

Você pode gostar
Comentários