'Brasilerô' é o primeiro livro de Marcos Hermes e levou dez anos para ficar pronto. Será lançada uma continuação em 2018 - Armando Paiva
'Brasilerô' é o primeiro livro de Marcos Hermes e levou dez anos para ficar pronto. Será lançada uma continuação em 2018Armando Paiva
Por O Dia

Rio - Presentes em capas de CDs e DVDs, e em coberturas de grandes shows, os cliques e o olhar do fotógrafo iguaçuano Marcos Hermes estão eternizados no livro 'Brasilerô'. A obra reúne 196 fotos de grandes nomes da música brasileira.

"É um tributo sincero a esses artistas com os quais trabalhei durante todos esses anos. É uma coleção de imagens que mostra toda a diversidade da música brasileira. É uma coleção muito especial", enaltece o fotógrafo, que usou critérios cromáticos para construir a sequência do livro.

Além das fotos de cantores e bandas famosas, o livro traz também depoimentos de artistas como Sandy, Zeca Baleiro, Chico César e do filho de Cássia Eller Chico Chico. Há ainda uma homenagem a Nando Reis. "Misturei fotos inéditas com outras que foram destaque ao longo da carreira. Tem até foto de quando eu comecei, aos 15 anos. Tem do rock ao axé", conta Marcos.

Com um acervo tão grande e dez anos de produção, a grande dificuldade foi na hora de fazer a seleção final. Nomes como Lulu Santos, Novos Baianos, João Gilberto e outros ficaram de fora, mas serão incluídos no próximo volume, que deve ser lançado no próximo ano.

Influência musical

As fotografias de cantores, por sinal, vão além da visão do fotógrafo. A relação dele com a música traz um olhar especial. Ele é baterista desde os 11 anos. "Meu olhar é de fotógrafo e também de músico. E isso tem total influência nas minhas fotos", avalia Marcos Hermes.

Futuro

O livro, que inicialmente tem uma tiragem de mil cópias, estará à venda nas principais livrarias do Brasil e marca os 30 anos de carreira do artista, que já fez mais de 650 capas de CD, vinil e cassetes.

Outros projetos ainda virão. Atualmente, ele trabalha na continuação de 'Brasilerô'. Para o futuro já planeja a edição de 'Icônicos', que terá imagens de artistas internacionais, incluindo Paul McCartney, Stevie Wonder, Rolling Stones e muitos outros, sendo que a seleção também inclui nomes da música latino-americana.

Você pode gostar
Comentários