Rio,23/08/2018 - Carros Antigos Baixada - Puma GTC 1981, Borgward Isabella Combi 1958, Ford LTD Landau 1979 e Ford T ano 1926,  Rio de Janeiro.Foto: Armando Paiva/ Agência O Dia  Baixada, Carros, Antigos - Armando Paiva
Rio,23/08/2018 - Carros Antigos Baixada - Puma GTC 1981, Borgward Isabella Combi 1958, Ford LTD Landau 1979 e Ford T ano 1926, Rio de Janeiro.Foto: Armando Paiva/ Agência O Dia Baixada, Carros, AntigosArmando Paiva
Por Aline Cavalcante

Rio - Uma viagem ao tempo, à história de Nova Iguaçu e do automóvel. O I Desfile Histórico vai acontecer dia 23 de setembro, em homenagem ao "Circuito das Cucarachas", que aconteceu em Nova Iguaçu, em 1937. O evento vai reunir colecionadores de veículos antigos para uma competição onde o foco não é a velocidade, mas sim a constância. O percurso será de aproximadamente 10 km e deve durar 40 minutos.

Cada veículo participante contará com uma dupla de tripulantes formada por um piloto e um navegador e deve cumprir o percurso com o mais próximo possível do tempo determinado pelos organizadores. Fiscais de prova instalados em pontos secretos do trajeto e aparelhos de GPS vão cronometrar os horários de passagem do veículo. Assim, a cada centésimo de minuto que se passa antes ou depois do tempo ideal a dupla acumula um ponto. Vencerá o participante que acumular o menor saldo de pontos.

A competição será em quatro categorias: carros importados até 1945, carros de 1946 à 1990, veículos nacionais de grandes montadoras até 1990 e esportivos fora de série até 1990.

Como uma maneira de contar a história do automóvel, só poderão participar um veículo de cada modelo. "Usamos este critério para reunir o maior número de modelos que conseguirmos, vamos fazer um resgate do passado", conta Sandro Zgur, 47, colecionador e organizador do evento.

O circuito será feito no Centro de Nova Iguaçu e vai passar por pontos históricos da cidade. A largada será no estacionamento do Shopping Nova Iguaçu, às 10h, e na chegada terá uma exposição de carros antigos.

PAIXÃO ANTIGA

O único modelo admitido nas Cucarachas, o Ford T 1926, que está inscrito na competição, é uma herança de família. "Ele era do meu pai e passou para mim. Desde criança eu gosto de carros antigos e já estou passando isso para minhas filhas", revelou Miguel Cardos, 46.

Esta paixão uniu Miguel a Caetano Antunes, 60, que vai correr com um Landau 1979. Eles montaram uma empresa de aluguel de carros antigos. "Resolvemos transformar este amor em negócio", contou Caetano.

Há dez anos, Mário Lopes, 58, também começou sua coleção de modelos Puma GTC, e é com ele que o empresário vai participar da competição. "Eu tive um aos 18 anos e depois de anos resolvi colecioná-lo".

Você pode gostar
Comentários