Parques na Baixada viraram point nas férias

Número de visitantes nas Áreas de Proteção Ambiental (APA) teve aumento de 200% na região

Por O Dia

Espaço aumentou visitação durante as férias escolares
Espaço aumentou visitação durante as férias escolares -

Rio - Em época de férias escolares, os pequeninos têm energia de sobra para gastar. E nada melhor do que aproveitar a natureza e se divertir com atividades ao ar livre e ainda sem pagar nada. As Áreas de Proteção Ambiental (APA) e Parques Municipais da Baixada Fluminense se tornaram o point da garotada. Entre caminhadas, trilhas e piqueniques, a programação gratuita aumentou cerca de 200 % a visitação nestes espaços. 

Em Queimados, a Área de Proteção Ambiental (APA) Horto Municipal Luiz Gonzaga de Macedo, revitalizado pela prefeitura no ano passado, registrou um aumento de 200% no período de férias escolares, segundo a Secretaria Municipal de Ambiente e Defesa dos Animais. 

São 7,34 hectares de muito verde. São três trilhas disponíveis. A Ipê Amarelo, com 531 metros de nível leve; Pau-Brasil, de nível moderado e 423 metros; e a Pau-ferro, de 492 metros e nível moderado. A dona de casa Fabrícia Santos se aventurou com a filha e os sobrinhos. "É um espaço muito legal para as crianças aproveitarem e brincarem bastante. Trouxe minha filha Maria Luiza para curtir o finalzinho das férias com os amiguinhos", afirmou a moradora do bairro Nova Cidade.

Flávia Candreva aproveitou também para andar de bicicleta com os filhos Maria Cecília, de 3 anos, e João Caetano, de 12. "Gosto de proporcionar a eles atividades mais conectadas com a natureza e com a arte. Durante as férias fizemos vários passeios assim e não podíamos deixar de curtir essa maravilha em nossa própria cidade", revelou a professora.

O Parque Municipal Natural do Gericinó também teve alta de 200%. Entre as atividades que os visitantes mais procuraram foram o piquenique e as trilhas guiadas pela guarda ambiental municipal (GAM).

No Parque Natural Municipal de Nova Iguaçu, conhecido como Parque do Vulcão, a prefeitura afirmou que a movimentação durante o recesso escolar aumentou, mas ainda não fez um balanço para saber o percentual da alta no mês de julho.  Os 1,1 mil hectares de área protegida da Mata Atlântica oferecem opções de trilhas para caminhadas, cachoeiras e poços em que o banho é permitido. O rapel também é uma atividade muito procurada.

RIQUEZA NATURAL

O Horto Municipal Luiz Gonzaga de Macedo abriga centenas de espécies nativas da Mata Atlântica, como Ipê, Sibipiruna e Aroeira, ingredientes perfeitos para a diversão dos frequentadores, que podem escolher entre fazer um ecopiquenique ou caminhar.

O Parque do Gericinó tem espécies da fauna nativa de Mata Atlântica, como jacaré do papo amarelo, jaçanã, marreca pé vermelho, capivara e jiboia, entre outras. Já as espécies arbóreas nativas têm o jacarandá de espinho, ipês verdes, amarelo e roxo, além da caixeta (espécie ameaçada de extinção), como exemplos.

Entre as espécies de flora do Parque do Vulcão estão a Palmeira-Juçara, Pau-Pereira e as Jaqueiras. Já a fauna tem o bicho preguiça-de-coleira, tatu e diversos pássaros, entre outros.

A Área de Proteção Ambiental (APA) Horto Municipal Luiz Gonzaga de Macedo, fica na Avenida Eduardo Ceridônio, s/ nº, bairro Fanchem, Queimados. As visitas podem ser feitas diariamente, das 8h às 17h. 

O Parque do Gericinó fica na Rua Antônio João Mendonça e funciona diariamente de 6h às 18h. Já o Parque do Vulcão fica aberto ao público de terça-feira a domingo, das 8h às 16h. Há dois acessos ao Parque do Vulcão. Um deles, em Nova Iguaçu, é feito pelo bairro Caonze, passando pelas ruas Benjamim Chambarelli, Capitão Edmundo Soares e Juvenal Valadares até chegar à Estrada da Cachoeira, onde fica a portaria. O outro acesso é por Mesquita, no bairro Coréia.

 

Galeria de Fotos

Piquenique é uma das atividades preferidas dos visitantes Thiago Loureiro/ Divulgação
Fabrícia Santos (32) fez piquenique e uma trilha com a filha Maria Luiza Thiago Loureiro/ Divulgação
Espaço aumentou visitação durante as férias escolares Thiago Loureiro/ Divulgação
Crianças aproveitam o espaço para brincar ao ar livre Thiago Loureiro/ Divulgação
Flávia Candreva aproveita o espaço com os filhos Maria Cecília (3) e João Caetano (12) Thiago Loureiro/ Divulgação
Parques naturais da Baixada DIVULGAÇÃO
Esportes em geral são praticados em Gericinó DIVULGAÇÃO
No Horto Municipal Luiz Gonzaga, em Queimados, piquenique é diversão para toda a família fotos de DIVULGAÇÃO
Parques naturais da Baixada DIVULGAÇÃO
Parques naturais da Baixada DIVULGAÇÃO
Cachoeiras e poços: atrações no Parque do Vulcão DIVULGAÇÃO

Comentários