'Casa da Inovação', em Nova Iguaçu - Divulgação
'Casa da Inovação', em Nova IguaçuDivulgação
Por O Dia
Rio - Nova Iguaçu dá mais um passo em direção ao rol das cidades mais inovadoras do Brasil. A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Assuntos Estratégicos, Ciência, Tecnologia e Inovação (SEMACTI), formaliza nesta sexta-feira (2), parcerias com a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), o Governo do Estado e o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) para a expansão do projeto ‘Casa da Inovação’. O acordo será firmado em evento no cinema do Shopping Nova Iguaçu, durante a cerimônia de formatura de cerca de 200 alunos que concluíram seis cursos oferecidos gratuitamente na Casa da Inovação, no primeiro semestre deste ano.

Com a expansão do projeto, serão criadas mais dez Casas da Inovação. Cinco delas serão inauguradas no mês de setembro e o restante deverá ser entregue até o fim do ano. Lançado no ano passado, o projeto ‘Casa da Inovação’ oferece cursos de YouTuber, Criação de App, Programação em Games, Introdução à Robótica, Inclusão Digital 30+ e 60+.

"Nossa ideia é descentralizar este serviço levando este projeto para diversos bairros e atingindo mais de 7 mil alunos nas novas unidades. Será uma das maiores escolas públicas de habilidades digitais do Brasil", afirma o prefeito Rogerio Lisboa. Ele explica, que a unidade que ficará no Shopping Nova Iguaçu vai atender a 2 mil alunos, em um espaço com 600m².

Projetos apresentados podem sair do papel

Antes da formatura que acontece nesta sexta-feira, os alunos da Casa da Inovação apresentaram projetos para pôr em prática tudo o que aprenderam ao longo dos últimos meses. No curso de Introdução à Robótica, por exemplo, muitas ideias chamaram atenção de professores.

"Um grupo apresentou um protótipo que consiste na instalação de sensores nos bueiros para que um alerta seja emitido quando eles estiverem entupidos. Esta é uma ideia que vou levar ao prefeito. Seria incrível termos bueiros com sensores espalhados pela cidade, poderíamos evitar muitos problemas causados pelo transbordamento", analisa Alex Castellar, secretário municipal de Assuntos Estratégicos, Ciência, Tecnologia e Inovação. Ele ressalta a criatividade dos alunos. "São crianças e adolescentes muito avançados".

Um dos jovens que se destacaram ao longo do curso foi Augusto Dutra Vasconcellos, 14 anos. Sob os olhares atentos dos pais, Márcio Augusto Vasconcellos e Cristiane Dutra, ele e seu grupo apresentaram o projeto de uma cancela eletrônica para estacionamento de empresas e estabelecimentos comerciais com cartão exclusivo para funcionários.

"Desde pequeno sempre gostei de tecnologia, e o curso de Introdução à Robótica foi uma oportunidade muito boa de aprender sobre o assunto, os monitores são ótimos. Me dá vontade de estudar ainda mais e um dia poder trabalhar na área", conta Augusto.

Parceria vai capacitar artesãos

A parceria que será formalizada nesta sexta-feira também vai beneficiar os artesãos cadastrados na Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu (FENIG). Eles irão receber cursos de inclusão digital. O objetivo é qualificar estes trabalhadores de forma que eles aprendam novas formas de divulgação e comercialização de seus produtos.

"Em um mundo cada vez mais tecnológico é fundamental o acesso a estas ferramentas para que os artesãos possam alavancar seus negócios também pela internet", afirma Miguel Ribeiro, presidente da FENIG.