Diagnóstico gratuito

Laboratório de Genética Humana investiga doenças raras, como atrofia muscular espinhal e distrofia muscular

Por O Dia

No LabGen diagnóstico é totalmente gratuito e essencial para tratamento adequado
No LabGen diagnóstico é totalmente gratuito e essencial para tratamento adequado -

O diagnóstico preciso e feito com agilidade é essencial para o tratamento de diversas doenças, principalmente em casos de doenças raras. O problema é que grande parte da população não pode pagar por exames, que na maioria das vezes saem muito caros. Com objetivo de salvar vidas e detectar o tratamento ideal, o Laboratório de Genética Humana da Unigranrio (LabGen) oferece atendimento gratuito em Duque de Caxias.

 A equipe científica do laboratório pesquisa fatores genéticos envolvidos no desenvolvimento de doenças complexas, tais como Alzheimer, Parkinson, obesidade, hipertensão, diabetes, câncer de próstata, hiperplasia benigna prostática e, ainda, diagnóstico de doenças neuromusculares degenerativas, a exemplo de distrofias musculares de Duchenne e Becker e Atrofia Muscular Espinhal (AME).

"Tratam-se de doenças degenerativas e progressivas. O quanto antes são descobertas, a gente tem um desfecho terapêutico muito mais satisfatório. Além de contribuírmos com a pesquisa, proporcionamos a possibilidade de o paciente ser tratado de forma correta através do diagnóstico", afirma Vivianne Galante Ramos, uma das coordenadoras do projeto.

O laboratório tem equipamentos e insumos necessários à realização de etapas de biologia molecular envolvidas nos diversos projetos científicos. O LabGen dispõe de termocicladores convencionais e em tempo real, sistema de eletroforese, fotodocumentadores, freezer -80ºC, refrigeradores, centrífugas, entre outros equipamentos fundamentais.

O serviço é oferecido desde 2012, na Rua Professor José de Souza Herdy 1160, Bloco F, no Bairro 25 de Agosto, em Duque de Caxias. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17 horas. Outras informações: (21) 2672-7881.

Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia

Galeria de Fotos

No LabGen diagnóstico é totalmente gratuito e essencial para tratamento adequado Divulgação
Freezers do LabGen são essenciais para o acondicionamento de amostras Fotos Divulgação

Comentários

Últimas de O Dia na Baixada