Sensor para bueiro entupido e game são algumas das criações realizadas por alunos na Casa da Inovação, projeto da Prefeitura de Nova Iguaçu - Fotos Divulgação
Sensor para bueiro entupido e game são algumas das criações realizadas por alunos na Casa da Inovação, projeto da Prefeitura de Nova IguaçuFotos Divulgação
Por O Dia

O projeto da Prefeitura de Nova Iguaçu desenvolvido na Casa da Inovação está dando frutos. Criações de alunos feitas em sala de aula, no curso de robótica, chamaram a atenção de professores e podem sair do papel. Sensores para bueiros e cancela eletrônica foram alguns dos destaques.

Criado pelo aluno Diogo Silva, de 13 anos, o protótipo para bueiros consiste na instalação de sensores para que um alerta seja emitido quando eles estiverem entupidos. A ideia será apresentada ao prefeito Rogério Lisboa e pode se tornar real na cidade. "São ideias simples e práticas que saíram da cabeça de crianças e adolescentes muito avançados. Seria incrível termos bueiros com sensores espalhados pela cidade. Poderíamos evitar muitos problemas causados pelo transbordamento", analisa Alex Castellar, secretário municipal de Assuntos Estratégicos, Ciência, Tecnologia e Inovação.

Outra ideia que se destacou ao longo do curso foi a de Augusto Dutra Vasconcellos, de 14 anos. O adolescente e seu grupo apresentaram o projeto de uma cancela eletrônica para estacionamento de empresas e estabelecimentos comerciais com cartão exclusivo para funcionários.

"Desde pequeno, sempre gostei de tecnologia, e o curso de Introdução à Robótica foi uma oportunidade muito boa de aprender sobre o assunto, os monitores são ótimos. Dá vontade de estudar ainda mais e um dia poder trabalhar na área", conta o jovem.

Outras criações foram apresentadas este ano no curso de Programação em Games. Os alunos criaram e montaram seu próprio jogo completo, do início ao fim, com direito a seus próprios heróis. Já nas aulas de Criação de Aplicativos, os jovens estão programando aplicativos funcionais para Android.

O PROJETO

A Casa da Inovação é um projeto da Secretaria Municipal de Assuntos Estratégicos, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semacti) de Nova Iguaçu, que visa fomentar a inclusão social e a inserção no mercado de trabalho. A iniciativa, criada no ano passado, oferece cursos gratuitos de criação de aplicativos, robótica, desenvolvimento de games, além de inclusão digital para idosos.

Até o fim do ano serão criadas mais dez Casas da Inovação, cinco delas serão inauguradas ainda no mês de setembro.

Você pode gostar
Comentários