No primeiro intercâmbio realizado, os alunos foram para a Inglaterra - Luciano Belford
No primeiro intercâmbio realizado, os alunos foram para a InglaterraLuciano Belford
Por O Dia

Nos últimos dois anos, o número de jovens intercambistas mais que dobrou, segundo a Associação Nacional das Agências de Intercâmbios. A experiência enriquece não só a bagagem cultural, mas também o currículo, e traz crescimento pessoal. Um investimento que tem despertado o interesse das escolas.

Na Baixada Fluminense, o colégio Equipe Grau lançou, este ano, o Projeto Aluno Bilíngue, que consiste em mandar os estudantes para treinar e aperfeiçoar o inglês durante 15 dias por meio de intercâmbio. O primeiro destino foi a Inglaterra. Em parceria com universidades, os alunos mantêm rotina de estudo, atividades esportivas e passeios culturais.

"É uma iniciativa importante, não só para treinar o inglês deles, mas também porque contribui para o amadurecimento e independência. O aluno globalizado conhece novas culturas e faz amizade com gente do mundo todo", disse a coordenadora do projeto, Andrea Truta, 40.

A experiência na terra inglesa chamou atenção pelas diferenças. "Estranhei a comida, a mão inglesa, os horários e a pontualidade", contou Marcelly de Oliveira, 18. 

O aprendizado foi o que mais marcou. "Conhecemos culturas de todo lugar, porque tinha gente de vários países fazendo intercâmbio. Fiz muitas amizades e isso é muito legal", contou Marcella Braga, 15. 

Para Wellignton Ferreira, 14, foi um período de imersão na língua inglesa. "Eu falava o básico e evoluí muito". 

Pela primeira vez como intercambista, Julia Gouveia, 14, já pensa em repetir a dose. "Senti muita falta de casa e da comida, mas eu faria de novo, para o Canadá", revelou. Já Leonan Oliveira, 17, que saiu do país pela segunda vez, a viagem despertou um sonho. "Quero fazer mochilão, um dia Essa viagem para Inglaterra só despertou ainda mais essa vontade". 

Você pode gostar
Comentários