Em Nova Iguaçu, as aulas acontecem na Vila Olímpica da cidade e no bairro da Posse - Diego Valdevino / Divulgação PMNI
Em Nova Iguaçu, as aulas acontecem na Vila Olímpica da cidade e no bairro da PosseDiego Valdevino / Divulgação PMNI
Por O Dia

Rio - O 9º Rio Open de Capoeira vai acontecer de quinta a domingo, e a Baixada Fluminense será um dos destinos. Nova Iguaçu vai sediar o evento para batizado e troca de graduação. A ação vai fortalecer a expressão cultural que mistura arte marcial, esporte, cultura popular, dança e música. Para valorizar o movimento, os municípios têm vagas abertas para quem deseja fazer aulas gratuitas.

Em Caxias, as aulas de capoeira são ministradas em três polos: ONG Coração, na Associação de Moradores do bairro Nova Campinas e no Polo Sem Terra. As inscrições são feitas nos locais das atividades.

Na Vila Olímpica de Mesquita, as aulas acontecem de terça a sexta, a partir de 18h30. A inscrição para as aulas acontecem na primeira semana do mês, sendo a próxima data no dia 7 de outubro. Na Escola Municipal de Artes, as aulas acontecem todas as terças e sextas-feiras, de 18h a 20h. Os interessados podem realizar as inscrições até o dia 30 de setembro.

Em Nova Iguaçu, as aulas de capoeira acontecem na Vila Olímpica, às terças e quintas-feiras, de 19h a 22h; e aos sábados, de 9h a 11h. Outro polo fica na Rua Henrique Duque Estrada Mayer, na Posse, às terças e quintas, às 20h.

Em Japeri há vagas no Centro Cultural de Capoeira Awo Aiyé, do Mestre Dedinho. As aulas ocorrem às segundas e quartas-feiras, das 18h às 21h, na USB Chacrinha. As inscrições são realizadas no local.

A Prefeitura de São João de Meriti tem o Projeto Capoeira no Coração, que acontece aos sábados, das 9h às 12h, no Centro Cultural Meritiense. As inscrições são feitas na Secretaria de Cultura.

Na Vila Olímpica de Belford Roxo, as aulas de capoeira são às segundas, quartas e sextas-feiras, das 18h às 20h. As inscrições podem ser feitas todos os dias, das 9h às 19h. É necessário levar uma foto 3X4, cópia do RG e do comprovante de residência.

Já a Prefeitura de Queimados oferece aulas na Vila Olímpica Barnabé dos Santos, no bairro Pacaembu. O espaço tem 150 vagas disponíveis e os interessados devem ter mais de 5 anos de idade. 

Programação

O Rio Open vai acontecer em Nova Iguaçu, na próxima sexta-feira, na Casa de Cultura, às 19h; e sábado, na Vila Olímpica, às 14h. "Esse evento vem para valorizar nosso movimento, principalmente na Baixada Fluminense", afirma Antônio Paulo Barbosa, o mestre Chaminé.

 

Você pode gostar
Comentários