Ilha do Francês, no litoral de Macaé Claudia Barreto

Criado para orientar quem está programando viagens para o estado do Rio de Janeiro durante a pandemia, o portal Turismo Consciente RJ é uma das principais ações de incentivo a viagens para os 92 municípios do Estado. O site é procurado diariamente por viajantes em busca de estabelecimentos e destinos seguros, que estão cumprindo todos os protocolos estabelecidos pelos órgãos de saúde. No portal, o público tem acesso aos prestadores de serviços turísticos que receberam o selo “Rio de Janeiro, Turismo Consciente”.
A certificação foi elaborada pela Secretaria de Estado de Turismo (Setur-RJ) em parceria com o setor e a Secretaria de Estado de Saúde (SES), seguindo as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS), e é uma diretriz às empresas e visitantes na retomada às atividades durante a pandemia da covid-19.
Para solicitar a certificação, os prestadores de serviços turísticos devem acessar o portal www.turismoconscienterj.com.br. Lá, está disponibilizado o manual “10 Mandamentos para o Turismo Consciente”, em que constam os critérios para a obtenção do selo. Os interessados devem se cadastrar e atestar, por autodeclaração, que se comprometem a cumprir todos os critérios estipulados.
A ideia é ter disponível, no site, informações rápidas e diretas para que o público consumidor identifique, em cada localidade, quais prestadores de serviços turísticos estão, rigorosamente, cumprindo as regras impostas.
Mas o portal auxilia ainda mais os visitantes. Em outra aba, o turista tem acesso a informações básicas sobre o status dos serviços turísticos dos municípios do Estado do Rio de Janeiro. A ideia é facilitar o planejamento da viagem já que há diferentes protocolos e decretos referentes à flexibilização, publicados por cada cidade.
Nessa seção o público tem acesso aos status dos meios de hospedagens, bares e restaurantes, praias, parques, experiências turísticas, equipamentos esportivos e culturais, comércio em geral e sobre barreiras sanitárias para acesso às cidades ou a necessidade de comprovação de reserva. Todos os dados inseridos na aba do monitoramento são enviados para a Setur-RJ pelos representantes de cada uma das prefeituras, à medida que a cidade avança no processo de flexibilização.