Turismo da Serra Verde Imperial é destaque em evento da Secretaria de Turismo do RioDivulgação

Rio - A edição Serra Verde Imperial do Fórum Regional do Turismo Fluminense, promovido pela Secretaria de estado de Turismo (Setur-RJ) e pela Companhia de Turismo do Estado do Rio de Janeiro (TurisRio) teve uma ampla programação na parte da tarde desta terça-feira. Assuntos com temáticas de extrema importância para o desenvolvimento do setor foram alvo de debates e painéis.
O secretário de estado de Turismo, Gustavo Tutuca, falou sobre "A força do turismo fluminense" e destacou a importância do "Programa Turismo RJ + Perto", desenvolvido pela Setur-RJ, que está unindo o trade turístico de todas as regiões turísticas fluminenses. Em sua apresentação o secretário estadual ressaltou o trabalho que vem sendo feito para o fortalecimento do hub internacional aeroporto RIOgaleão; o Turismo Presente, programa de obras de infraestrutura para o turismo, realizado em parceria com a Secretaria de Estado das Cidades; e o lançamento do livreto guia do turismo rural em parceria com a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento.
"O turismo rural vai contar, a partir de segunda feira, com um guia com detalhes de cada destino que desenvolve o segmento. Esse livreto terá, entre as informações, QR Code com localização do local no mapa, informações sobre agendamento prévio de visitas, selo que indica se o local é Pet Friendly e links de redes sociais e sites. Foi um trabalho de campo exaustivo, mas que temos certeza de que trará bons resultados para o segmento".
Gustavo Tutuca falou ainda sobre a sinalização turística, ressaltando que está sendo feito um investimento de R$ 60 milhões, em parceria com a Secretaria das Cidades, e citou as ações desenvolvidas pelo Programa de Artesanato, gerenciado pela Setur-RJ, que entregou, em apenas um ano, 1.452 Carteiras Nacional do Artesão, documento que profissionaliza os artífices. O 1º Seminário de Capacitação do Legislativo Fluminense também foi destacado pelo Secretário.
"Considero este evento como um dos mais importantes para que o turismo se fortaleça em todas as regiões, com o desenvolvimento de políticas públicas adequadas. Tivemos a participação de quase 100 vereadores no Seminário o que demonstrou o interessa pela pauta. O turismo está cada vez mais sendo reconhecido como um importante impulsionador da economia".
O secretário estadual disse ainda que foram investidos R$ 30 milhões em promoção turística do estado do RJ nos últimos dois meses e que essa ação será fundamental para impulsionar as viagens de carro, uma tendência da atualidade. Gustavo Tutuca concluiu, agradecendo a confiança do setor no trabalho que foi desenvolvido pela Setur-RJ em um ano de gestão, aos parceiros dos projetos e ao governador Claudio Castro que tanto tem valorizado o turismo e dado suporte para o seu desenvolvimento.
Outras palestras da tarde
"Novas tendências em turismo na serra verde imperial" foi o primeiro tema abordado. Os debatedores citaram o turismo de casamentos, de experiência e o cicloturismo como principais segmentos a ser promovidos, destacando as áreas belíssimas próximas à natureza para essa prática. A questão dos nômades digitais e o aumento vertiginoso de 400% na venda de motorhomes e trailers chamou a atenção do público para essa nova vertente que cresce no Brasil e que pode ser um novo e importante mercado do turismo, necessitando apenas da infraestrutura adequada para que os viajantes possam estacionar e ter os serviços necessários ao chegar aos destinos.
A palestra seguinte teve como tema "Experiências e Circuitos Ecorrurais". Ao longo do debate foram abordadas a criação dos Circuitos Turístico de Secretário e Caminhos do Brejal, em Petrópolis, e do Circuito de Amparo de Turismo Rural, em Nova Friburgo, apresentando as peculiaridades e os potenciais dos destinos. Ainda foi detalhado o projeto de Turismo Rural, que está sendo desenvolvido pela TurisRio, com lançamento na próxima semana dos Guias do Vale do Café e Costa Doce. Foi levantada ainda a questão das unidades de conservação e os cuidados necessários para mantê-las em bom estado a fim de receber os turistas.
"O turismo cervejeiro como vetor de desenvolvimento econômico" foi pauta da última palestra do dia. Foi citada a força de Petrópolis nesse segmento, uma vez que o município tem o título de Capital Estadual da Cerveja, e trabalha há anos incentivando a visitação às cervejarias como mais um atrativo turístico do destino. Foi destacado que o estado do Rio de Janeiro tem 101 cervejarias registradas e mais de 50% estão localizadas na região serrana. Outro ponto debatido foi a questão das cervejarias criarem experiências para que o visitante se sinta motivado a conhecer os estabelecimentos e a necessidade da criação de roteiros integrados com outros segmentos do turismo.