Por bianca.lobianco

Rio - Um plano de contingência para o uso do trajeto em situações de ventos e ondas fortes ou chuva forte será implantado na ciclovia Tim Maria, na Avenida Niemeyer. Em abril deste ano, um trecho do percurso desabou e deixou duas pessoas mortas. No próximo sábado, um novo trecho da ciclovia que vai de São Conrado à Barra da Tijuca será aberto.

Ciclovia terá placas de sinalização e semáforos para evitar acidentesMaíra Coelho / Agência O Dia

Placas informativas e semáforos estão inclusos no plano de contingência da prefeitura. Além disso, as placas serão distribuídas entre as placas fixas que já informam, que se o sinal estiver aceso, a pessoa não poderá passar pelo local. Já as placas móveis só serão colocadas em caso de fechamento nos acessos da ciclovia.

O trecho que desabou também terá sinalização, mas ainda não há data certa para ser reinaugurado.

Consta também no plano, um monitoramente de ventos e ondas que contará com equipes do Centro de Operações, Guarda Municipal, a Defesa Civil e o Alerta Rio. O controle das ondas na costa marítima do rio será feito por meio de alertas de ressacas emitidos pela marinha.

Fechamento 

A via será fechada de forma preventiva quando as ondas forem maior que dois metros, e com período igual ou maior a 15 segundos. E caso o Instituto Nacional de Meteorologia aponte que os ventos estão marcando igual o mair forte que 90 km/h. 

Você pode gostar