Por aline.cavalcante

Um mês após o início do monitoramento do Arco Metropolitano com o uso de drone as prefeituras de Seropédica, Nova Iguaçu e Japeri já foram notificadas para que tomem providências em relação às ocupações irregulares no entorno da via.

O maior número foi registado em Nova Iguaçu: nove construções irregulares. Em seguida está Japeri com duas e Seropédica com uma.

A situação tem preocupado. “O Arco é um grande indutor de investimentos e desenvolvimento econômico e social para a Baixada Fluminense. Suas vantagens de localização reduzem custos logísticos das empresas, mas precisa ser preservado e ordenado para traduzir a realidade de seu potencial. Não podemos deixar que se transforme em uma nova Avenida Brasil”, enfatiza Carlos Erani, presidente Regional I da Firjan na Baixada.

Construções irregulares em Carlos Sampaio%2C em Nova IguaçuEdson Taciano


Famílias estão construindo casas acessos clandestinos, ocupando desordenadamente a rodovia, sem qualquer infraestrutura e saneamento básico.

“É preciso agir para evitar a ocupação irregular, pois um processo de favelização gera prejuízos econômicos e sociais. Vejo que as prefeituras estão omissas quanto à suas responsabilidades de fiscalização, isto é inadmissível”, ressalta o presidente da Regional II da Firjan, Roberto Leverone.

Apesar da preocupação, o diretor-executivo da Câmara Metropolitana, que monitora o Arco, garantiu que não há risco de ocupação intensa. “Estamos acompanhado e comunicando às prefeituras para combater a situação, não há risco de favelização”, afirma.

As prefeituras notificadas informaram que estão tomando todas as medidas para resolver a situação.


Saldo

Os números comprovam o potencial da Rodovia. Segundo a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, desde que foi inaugurada, há dois anos, já foram instaladas 66 empresas no entorno do Arco, estando 41 em andamento e 25 já concluídas. 

 Paracambi foram instaladas 11 empresas , em Caxias 20, em Queimados este número chegou a 22 empresas.

Em Japeri seis empresas se instalaram na região. Já em Nova Iguaçu e em Seropédica tiveram duas cada. No ranking da Baixada, Itaguaí vem por último com apenas uma empresa.<MC1>

E já foram gerados mais de 16 mil empregos.

Você pode gostar