Por aline.cavalcante

Luz, câmera, ação... vai começar o Ver Cine, Festival de Cinema Brasileiro da Baixada Fluminense. Esta é a quarta edição do evento com curtas e longas de vários gêneros. São mais de 70 filmes nacionais, produzidos em 13 estados e no Distrito Federal. Caxias será o palco desta festa, que começa dia 28 e vai até 8 de julho. A expectiva é de que quase 4 mil pessoas assistam aos filmes.

O longa-metragem ‘Chico: um artista brasileiro’, documentário sobre o músico Chico Buarque, será o primeiro filme exibido no Teatro Raul Cortez. O filme faz parte da Mostra Première Baixada do festival.

“O público tem a oportunidade de assistir a filmes comerciais que nem vieram para cá”, conta o produtor do evento, Flávio Machado.

A grande novidade este ano é a mostra Baixada em Foco. São nove curtas produzidos por moradores da região, que vão desde documentário a animação.

A DiVerCine faz parte da programação pelo segundo ano consecutivo. O público poderá apreciar curtas-metragens que têm como tema a diversidade sexual.
O diretor e roteirista Paulo China, de Belford Roxo, está participando com o filme ‘A Entrega’, vencedor do prêmio de melhor roteiro do Festival 72 horas. O curta de seis minutos conta a história de um homem que é perseguido por engano ao tentar entregar seu filme. “É muito legal participar de um festival deste porte e ainda mais porque é aqui na Baixada, a visibilidade que a gente ganha é incrível para o nosso trabalho”.

São João de Meriti também vai marcar presença com o estreante Arthur Baden. Ele concorre com a animação ‘Warcity’.

“O festival estimula a produção na região e até o próprio público. Vou me inscrever todos os anos”, diz.

As produções concorrem a cinco categorias: melhor documentário de curta-metragem, melhor documentário de longa-metragem, melhor ficção de curta, melhor ficção de longa e melhor videoclipe.

As sessões são gratuitas. 

Você pode gostar