Por aline.cavalcante

Depois de oito anos fechada para o público, uma boa notícia: a Igreja Matriz São Francisco Xavier, em Itaguaí, será totalmente reformada. A restauração já está em andamento e deve ficar pronta em 2018, quando a capela completará 300 anos.

“A igreja é um marco para a cidade. Desde o ano passado estamos tentando realizar esta reforma, mas só este ano conseguimos”, diz o vereador Nisan Cesar.

Diz a história que a igreja foi construída pelos jesuítas e inaugurada em 1718, uma das primeiras construções da cidade.

Construído em pedra e cal, com grossas paredes, o prédio fica na Praça Dom Luiz Guanella, no Centro de Itaguaí. A fachada principal ainda possui porta original, com duas folhas de madeira almofadada.

Para que o bem histórico seja recuperado será necessário acabar com as infiltrações nas paredes, exterminar os cupins das portas e janelas e recuperá-las, bem como uma força-tarefa no teto.

“É uma grande conquista para o município”, afirma a secretária de Cultura, Alessandra Reis.

Com problemas estruturais%2C a construção está fechado desde 2008Divulgação

Tombada pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac), a igreja já havia sido alvo de um projeto de restauração, que, no entanto, não saiu do papel. Segundo um levantamento feito pelo Inepac e pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o investimento para a restauração da capela está na casa dos R$ 3 milhões.

“Estamos ansiosos pela reabertura da igreja, ela é importante para a história da nossa cidade”, comemora a estudante Caroline Souza, 27.

Você pode gostar