Nova Iguaçu - Depois de dois anos, o Iguacine, primeiro festival audiovisual gratuito na Baixada, está de volta. A quinta edição do evento acontecerá do dia 24 a 26, no Complexo Cultural de Nova Iguaçu.
Serão exibidos 30 filmes. O festival é composto por mostras nacionais de curtas e longas-metragens, realizados em quaisquer formatos. Nesta edição, os filmes de longa-metragem foram convidados e os curtas selecionados a partir de inscrição prévia. A Mostra Educação e Audiovisual exibirá o curta “Deixa na Régua” de Emilio Domingos, produzido por jovens de Queimados, e “Na manha, o filme” de Cadu Barcellos. A Mostra Homenagem Canal Brasil terá exibição do “Olho Nu”, de Joel Pizzini, e “DZI Croquettes”, de Raphael Alvarez e Tatiana Issa.
A Mostra Competitiva Nacional e a Mostra Competitiva Baixada são apenas para filmes feitos por realizadores da Baixada, gravados na região ou com temática sobre a Baixada como Nicole Verissimo, com o curta ‘Eptá’. O filme é um suspense que mostra uma reunião entre sete pessoas que não pararam de ver espíritos e tentam se ajudar contando suas histórias de quando eram atormentados. O curta ‘Despertar de Glauber’, de Vitor Gracciano, que é de São João de Meriti também estará em exibição. “O festival é muito importante para o cenário cultural da Baixada. É um prazer participar desta iniciativa”, diz Vitor.
Homenagens
A 5ª edição do Iguacine homenageará o Canal Brasil, e os atores e produtores Guti Fraga, fundador do projeto Nós do Morro, e Leandro Santana, do Queimados em Cena. Ambos se destacam por encabeçarem grupos independentes de teatro. “É uma grande honra ser homenageado na Baixada, em um evento como este”, afirma Leandro.