Por caio.belandi

Nova Iguaçu - Depois de dois anos, o Iguacine, primeiro festival audiovisual gratuito na Baixada, está de volta. A quinta edição do evento acontecerá do dia 24 a 26, no Complexo Cultural de Nova Iguaçu.

Serão exibidos 30 filmes. O festival é composto por mostras nacionais de curtas e longas-metragens, realizados em quaisquer formatos. Nesta edição, os filmes de longa-metragem foram convidados e os curtas selecionados a partir de inscrição prévia. A Mostra Educação e Audiovisual exibirá o curta “Deixa na Régua” de Emilio Domingos, produzido por jovens de Queimados, e “Na manha, o filme” de Cadu Barcellos. A Mostra Homenagem Canal Brasil terá exibição do “Olho Nu”, de Joel Pizzini, e “DZI Croquettes”, de Raphael Alvarez e Tatiana Issa.

Guti Fraga será um dos homenageadosJoão Pedro Monteiro / Agência O DIA

A Mostra Competitiva Nacional e a Mostra Competitiva Baixada são apenas para filmes feitos por realizadores da Baixada, gravados na região ou com temática sobre a Baixada como Nicole Verissimo, com o curta ‘Eptá’. O filme é um suspense que mostra uma reunião entre sete pessoas que não pararam de ver espíritos e tentam se ajudar contando suas histórias de quando eram atormentados. O curta ‘Despertar de Glauber’, de Vitor Gracciano, que é de São João de Meriti também estará em exibição. “O festival é muito importante para o cenário cultural da Baixada. É um prazer participar desta iniciativa”, diz Vitor.

Homenagens

A 5ª edição do Iguacine homenageará o Canal Brasil, e os atores e produtores Guti Fraga, fundador do projeto Nós do Morro, e Leandro Santana, do Queimados em Cena. Ambos se destacam por encabeçarem grupos independentes de teatro. “É uma grande honra ser homenageado na Baixada, em um evento como este”, afirma Leandro.

Você pode gostar