De acordo com Gisele Castro, dona do empreendimento, que acabou virando ponto turístico, esta é a época do ano de maior produção, chegando a uma tonelada em tanques de 1,5 mil metros quadrados. “O verão é a época que as trutas se alimentam melhor e, consequentemente, ficam mais gordinhas”, justifica Gisele, ressaltando que por lá uma truta pode chegar até 1,3 kg.
Nos tanques, construídos em 1984 em Área Proteção Ambiental (APA), e supervisionados por órgãos de inspeções sanitárias, a 11 quilômetros do Centro de Penedo, são criadas as trutas Arco-Íris (Oncorhynchus mykiss). Desde a desova até o abate, o pescado é criado em águas límpidas e frias do Rio Alambari. No trutário há abatedouro e frigorífico.
Fama internacional
De fama internacional, o criadouro do Alambari fornece a maior parte das trutas servidas nos restaurantes de Penedo e Visconde de Mauá. Os peixes fisgados por visitantes são preparados e envoltos em gelo para o consumidor preparar em casa, no hotel ou pousada em que estiver hospedado. No site www.trutasdaserrinha.com.br há dezenas de receitas disponíveis.
“Toda truta pescada aqui (o quilo sai por R$ 29,90 no sistema pesque e pague) tem que ser levada para consumo. Mas quem não quiser pescar, só passear e curtir a paisagem, temos a opção também de venda de filés de trutas já limpos e congelados, defumados ou não, além de patê e ovas da espécie”, ressalta Gisele.




