Por luana.benedito
Rio - Trabalhar a consciência ambiental, aumentar a autoestima e ainda explorar a criatividade. São os pilares do ReciclaSons, projeto que vai ensinar crianças e adolescente a transformar materiais recicláveis como garrafas pet, latas e tampinhas de refrigerantes em instrumentos musicais. Desenvolvido pelo músico e artista plástico Gualter Torres, o curso terá início no dia 22 de fevereiro, com aulas na Fundação Municipal da Infância e da Juventude (FMIJ) de Campos dos Goytacazes.
“O ReciclaSons surgiu da necessidade de reaproveitar o que é descartado na natureza todos os dias e que poderia e pode ser transformado em instrumentos musicais, pela sonoridade peculiar de cada peça e a necessidade de transformar o olhar de quem assiste ou participa do projeto”, destaca Gualter Torres.
Músico e artista plástico%2C Gualter Torres está à frente do ReciclaSons%2C que começa no próximo dia 22Divulgação

Com duração de um ano, o curso terá duas turmas de até 20 alunos, com aulas nos turnos da manhã e da tarde, duas vezes por semana, na Fundação Municipal da Infância e da Juventude (FMIJ). Em um primeiro momento, apenas adolescentes a partir dos 12 anos poderão participar do ReciclaSons. Mas estão previstas também turmas para crianças com idades entre 6 e 11 anos.

Segundo Gualter Torres, ao longo do curso os adolescentes vão aprender a criar instrumentos de cordas, como violões e cavaquinhos, e de percussão, como chocalhos e tambores. Ele, no entanto, garante que não pretende se ater apenas no desenvolvimento de instrumentos convencionais.

“A ideia é desenvolver peças únicas, capazes de emitir sons diferentes e harmônicos. Das oficinas, eles saem com um olhar diferenciado em relação ao que descartávamos na natureza”, salienta.

Publicidade
Espetáculo de fim de ano

Os instrumentos que serão produzidos ao longo do curso do ReciclaSons e todas as técnicas musicais transmitidas aos adolescentes vão ser aproveitados em outros projetos da Fundação Municipal da Infância e da Juventude (FMIJ) de Campos dos Goytacazes. É o que garante a presidente da instituição, Suellen André de Souza, acrescentando que uma grande apresentação já está programada para o fim de 2017.

“A proposta é realizar um espetáculo teatral/musical inspirado no clássico ‘Peter Pan’. É certo que os alunos do ReciclaSons, da mesma forma que os demais de outros cursos e programas da FMIJ, estarão envolvidos. Confiamos na capacidade de nossas crianças e adolescentes e trabalharemos para que eles superem nossas expectativas”, adianta ela.