Por luana.benedito

Rio - Os casais apaixonados têm bom motivo para comemorar. Como o Dia dos Namorados cai em plena segunda-feira, vai ser possível antecipar as celebrações e aproveitar, juntinhos, todo o fim de semana que antecede esse 12 de junho. E as opções de programas e passeios românticos em todo o Estado do Rio são bem diversificadas. 

Para aqueles que desejam aproveitar o fim de semana inteiro ao lado da pessoa amada, vale pegar a estrada rumo às regiões de serra ou mar. Em Búzios, a dica são as pousadas à beira das diversas praias da cidade. Entre elas, a de Ferradura, onde fica o Villa Raphael Experience Hotel & Gastronomy. Há pacotes que podem incluir passeio de lancha, quarto com decoração exclusiva e mimos como espumante, frutas, chocolate e jantar romântico à luz de velas no restaurante Varanda Cigalon, que fica dentro do estabelecimento e é comandado pela chef Sônia Persiani.

No Jardim Ecológico Uaná Etê, em Paulo de Frontin, faverá brunch musical no domingoDivulgação

Para aqueles que pretendem aproveitar o frio da Serra, Petrópolis é uma opção, com rede de hotéis e pousadas variada. No Quinta da Paz, no distrito do Vale do Cuiabá, o pacote inclui massagem e banho de ofurô. Já na Fazenda das Videiras, no Vale das Videiras, tem bombons e drinques de boas-vindas, além de quarto com decoração romântica e jantar, no sábado, com cardápio especial, entre outras regalias.

Em Teresópolis, o Le Canton oferece garrafa de espumante e frutas da estação para o jantar romântico no restaurante Cave du Valais: no menu, raclete e fondues. Há ainda café da manhã servido no apartamento na manhã de domingo. Em Penedo, o Hotel da Cachoeira tem pacote com festival de caldos com música ao vivo (sábado) e café da manhã ao som de violino (domingo).

PROGRAMAÇÃO VARIADA

São vários os programas para o Dia dos Namorados. Uma dica em Búzios é o restaurante Primitivo, comandado pelo chef Mauro Vettori, especializado em comida italiana. Fica na badalada Rua das Pedras e tem cardápio com massas variadas e 12 tipos diferentes de nhoque — feitos de batata inglesa, doce ou baroa, além de banana da terra. Para acompanhar, vinho batizado com o nome da casa, produzido na Região Sul.

Já Cabo Frio estreia um novo ponto gastronômico. É o Boulevard Canal, às margens do Canal do Itajuru, que abriga vários bares e restaurantes e ficará fechado ao trânsito no dia 12. Além da gastronomia, está previsto show com o cantor Oswaldo Guimarães, acompanhado do saxofonista Gabriel Leite e do pianista Cleiton Guimarães.

Petrópolis também abriga opções gastronômicas espalhadas por toda a cidade. Vale se embrenhar no mato para almoçar no Trutas do Rocio, no distrito de Rocio, com diversas receitas com o peixe. Já o Castelo de Itaipava terá programação exclusiva. Na sexta, dia 9, o Valentine’s Friday. No domingo, 11, Brunch dos Namorados. No dia 12, Noite dos Namorados — todos com cardápio especial.

Entre os mimos oferecidos pelos hotéis%2C taças de espumante%2C massagem e bombonsDivulgação

Outro passeio é uma visita ao Jardim Ecológico Uaná Etê, no distrito de Sacra Família, em Paulo de Frontin, na estrada entre Vassouras e Miguel Pereira. Inaugurado em 2014, tem amplo espaço verde e é comandado pelo casal de músicos Cristina Braga e Ricardo Medeiros. Dia 11, às 11h30, haverá brunch com apresentação da própria Cristina Braga (harpa) e de Ricardo Medeiros (baixo), acompanhados dos cantores Ayrton Montarroyos e Antonia Medeiros, além do percussionista americano Frank Colon.

Em Macaé, a movimentada Praia dos Cavaleiros reúne opções variadas de bares e restaurantes. Já na Avenida Rui Barbosa, sábado, às 11h, tem show com o sanfoneiro Ailton San. Às 12h30, Raphael Miranda toca rock e MPB, e no Dia dos Namorados, a Orquestra Popular de Macaé, às 15h30. Em seguida, fechando a programação, o Grupo de Jazz e Blues, às 17 h. 

Fim de semana vai ser musical

Uma das principais cidades do Estado do Rio para para os casais apaixonados, Paraty tem rede hoteleira e gastronômica bastante variada, com diversas opções de lazer. Vale realizar passeios de barco, caminhadas relaxantes pelo Centro Histórico e fazer uma visitinha à Praia de Trindade.

No próximo fim de semana, por sinal, a agitação vai tomar a cidade. É que será realizado o Bourbon Festival Paraty, entre os dias 9 e 11. Com shows gratuitos no Centro Histórico, o evento vai ter grandes nomes do jazz, do blues e do soul, além da música instrumental.

O festival terá abertura a cargo do trumpetista americano Wallace Roney, um principais nomes do jazz contemporâneo. O músico vai se apresentar na sexta-feira, às 21h. Em seguida, às 22h30, show com artista local Marcinho Eiras.

No sábado, o saxofonista Léo Gandelman, às 21h, seguido do guitarrista americano Joe Louis Walker, às 22h30, e da dupla André Frateschi e Miranda Kassin, às 24h. Já no domingo será a vez do grupo brasileiro Hammond Grooves (21h), do gaitista suíço Grégoire Maret (22h30) e da banda 3x1, com Mestrinho, Pipoquinha e Alex Buck (24h).

Você pode gostar