Por thiago.antunes

Rio - A Prefeitura de Volta Redonda, no Sul Fluminense, vai mapear e achar soluções para as principais necessidades sociais das mulheres residentes no município, apontadas numa pesquisa feita de forma inédita.

A coordenadora do curso de Design do UniFOA%2C Patrícia Rocha%2C e o professor Laert dos Santos%3A criatividade e ações sociaisDivulgação / UniFOA

Através de cartas, 14 mil delas, representando 10% da população feminina da cidade, escreveram para o governo municipal, com relatos de suas principais carências. Como incentivo pelo empenho em participar do projeto, intitulado `Flores de Aço´, cada uma receberá um pingente no formado de uma rosa.

O processo de elaboração do pingente partiu do plano denominado “Cartas”, da Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres, em parceria com do curso de Design, e coordenação de Projetos Especiais do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA), por meio da professora Rita de Carvalho, e Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), onde foi produzido o aço para confeccionar os pingentes.

“Fui convidada pelo vice-presidente da FOA, Eduardo Prado, para atender a uma solicitação da secretária de Políticas Públicas para Mulheres, Dayse Penna, em relação à criação do pingente. A partir disso desenvolvi vários modelos, até chegar ao formato final, que é uma rosa envolvida pela curva do Rio Paraíba do Sul, o marco da cidade. Contei com a ajuda do professor Laert dos Santos, que traduziu as dimensões adequadas e detalhes no computador”, detalhou a coordenadora do curso de Design, professora Patrícia Rocha.

Ainda segundo Patrícia, a flor escolhida representa a feminilidade e a cor vermelha, o fogo das chaminés da CSN, no processo de produção do aço. “Será gratificante ver mulheres de Volta Redonda usando no pescoço um símbolo da cidade, feito com um pouquinho do aço da CSN”, concluiu Patrícia Rocha.

A partir dos depoimentos nas cartas, a prefeitura promete adotar projetos que ajudem a sanar as necessidades descritas pelas volta-redondenses. Os pingentes serão entregues durante a Exposição denominada ‘Flores de Aço’, evento que será realizado em agosto, no Espaço das Artes Zélia Arbex, localizado na Vila Santa Cecília.

Design inovador

O design do pingente foi feito em 3D, no programa Fusion 360, da Autodesk. Segundo o professor Laert dos Santos, o software já está sendo utilizado pelos alunos de Design, na disciplina de Computação Gráfica, ministrada por ele. “Desenvolvi toda a parte digital. Através do software, novo na plataforma Autodesk, pude fazer todo o design do produto”, ressaltou

Você pode gostar