Segunda edição do Festival Literário de São Gonçalo, totalmente virtual, em novembro deste ano
Segunda edição do Festival Literário de São Gonçalo, totalmente virtual, em novembro deste anoDivulgação
Por Irma Lasmar
SÃO GONÇALO - Inspirado na bem-sucedida segunda edição do Festival Literário de São Gonçalo (Flisgo), que este ano precisou ser virtual devido à pandemia do novo coronavírus, o coordenador do evento, Alberto Rodrigues, já planeja uma agenda recheada de arte, poesia e militância para 2021. Com data e formato ainda sendo definidos, os eventos serão: a primeira edição do Flisgo Literaturas Pretas, em janeiro, e a primeira edição do Flisgo Mulher, em março, além de pretender tornar realidade seu projeto mais especial: a Flisgoteca, que levará literatura a salas de leitura em comunidades periféricas.
Realizado sem apoio governamental ou privado, o Flisgo foi realizado entre os dias 20 e 23 de novembro, com a participação de mais de 200 escritores nacionais, residentes dentro e fora do Brasil, e a apresentação de mais de 100 profissionais das artes, como músicos, artistas plásticos e atores. "Ao contabilizar os números do evento, observamos o impacto que iniciativas como a nossa promovem no cenário cultural nacional. Além disso, o festival inovou, como o primeiro evento literário on-line que apresentou uma página de e-commerce completamente voltada para a venda de livros dos participantes do evento, em parceria com a Milanesa Store", comemora Alberto.
Balanço do Flisgo em números:
Mais de 50h de ações artísticas e culturais
4 saraus da região
1 sarau estadual (SP)
1 sarau internacional (Portugal)
Mais de 35 painéis literários
4 mostras de artes
Mais de 60 lançamentos de livros
Mais de 6 países presentes
Mais de 300 fazedores de arte e cultura participando com painéis, mostras, saraus e lançamentos
Protagonismo do movimento negro
Espaço de discussão de pautas das minorias sociais: quilombolas, povos originários, comunidade LGBTQIA+, arte periférica e descentralizada
Publicidade