Segunda (28) foram contemplados os bairros Engenho do Roçado, Pacheco, Monjolos, Largo da Ideia, Santa Luzia, Nova Cidade, Rocha, Maria Paula e Jardim Nova RepúblicaDivulgação

Por Irma Lasmar
SÃO GONÇALO - A Prefeitura montou o novo cronograma de sanitização nos bairros com maior número de casos de Covid-19, além de órgãos públicos da cidade, onde há grande circulação de pessoas. A ação é uma das medidas para evitar a contaminação pelo coronavírus entre a população. Nesta semana, ao todo, 30 bairros serão visitados pelas equipes da Vigilância em Saúde Ambiental em suas motofogs, que liberam o quaternário de amônio de 5ª geração diluído em glicerina e tem a mesma eficácia e tecnologia usada na China e adotada na maioria dos países, inclusive o Brasil, em iniciativas individuais de governos estaduais e municipais. 
"Apesar de importante, esta não é a única medida. Aceleramos a vacinação da população e intensificamos a testagem para isolar aqueles que estão contaminados ou com suspeita da doença. Com isso, o município vem diminuindo o número de internações – tanto em enfermarias quanto em Centro de Tratamento Intensivo (CTI), número de casos e de óbitos, garante o prefeito Capitão Nelson.

Até sexta, serão contemplados neste calendário os bairros Engenho do Roçado, Pacheco, Monjolos, Largo da Ideia, Santa Luzia, Nova Cidade, Maria Paula, Laranjal, Boaçu, Barro Vermelho, Mutondo, Boa Vista, Sacramento, Brasilândia, Santa Catarina, Alcântara, Jardim Alcântara, Porto da Pedra, Santa Izabel, Rosane, Vila Iara, Vila Lage, Raul Veiga, Vila Três, Mangueira, Parada 40, Almerinda, Galo Branco, Covanca e Fazenda dos Mineiros. A sanitização acontece em todos os dias úteis da semana e também atende os órgãos públicos. A agenda pode sofrer alteração devido ao tempo chuvoso e outras condicionantes, mas os locais são colocados na agenda na semana seguinte.

A Vigilância em Saúde Ambiental também realiza o trabalho de pulverização de inseticida para eliminar o mosquito Aedes aegypti – transmissor das doenças dengue, zika e chikungunya. Para este trabalho, também são usadas as motofogs, que são monitoradas por GPS e acompanhadas em tempo real pela Secretaria Municipal de Saúde. A aplicação do produto, na semana de 28 de junho a 2 de julho, será nos seguintes bairros: Rocha, Maria Paula, Jardim Nova República, Zé Garoto, Centro, Colubandê, Eliane, Ieda, Marambaia, Barro Vermelho, Fazenda dos Mineiros, Monjolos, Largo da Ideia, Santa Catarina, Salgueiro, Vista Alegre, Vila Lage e Palmeiras. 

Programação de sanitização contra o coronavírus

Segunda-feira (28): Engenho do Roçado, Pacheco, Monjolos, Largo da Ideia, Santa Luzia e Nova Cidade

Terça-feira (29): Maria Paula, Laranjal, Boaçu, Barro Vermelho e Mutondo

Quarta-feira (30): Boa Vista, Sacramento, Brasilândia, Santa Catarina, Alcântara e Jardim Alcântara

Quinta-feira (1º): Porto da Pedra, Santa Isabel, Rosane, Vila Iara, Vila Lage, Raul Veiga e Vila Três

Sexta-feira (2): Mangueira, Parada 40, Almerinda, Galo Branco, Covanca e Fazenda dos Mineiros

Programação do controle de arbovirose

Segunda-feira (28): Rocha, Maria Paula e Jardim Nova República

Terça-feira (29): Zé Garoto, Centro, Colubandê, Eliane e Ieda

Quarta-feira (30): Marambaia, Barro Vermelho e Fazenda dos Mineiros

Quinta-feira (1º): Monjolos, Largo da Ideia, Santa Catarina e Salgueiro

Sexta-feira (2): Vista Alegre, Vila Lage e Palmeiras