Campanha anual faz parte do calendário do Governo do Estado, pela Lei 8700/2020, e nasceu de uma iniciativa da Associação Davida SamaritanosDivulgação / Lucas Alvarenga

SÃO GONÇALO - Um mês inteiro destinado à conscientização sobre a luta contra a leucemia e sobre a importância da doação de medula óssea e cordão umbilical por meio da doação de sangue. A campanha nacional Agosto Laranja chega pela primeira vez à cidade por meio da parceria da Coordenadoria de Políticas Públicas de Combate ao Câncer (da Secretaria Municipal de Saúde) com a Clínica de Oncologia de São Gonçalo (Oncosg) e a ONG Davida Samaritanos. “Essa é a primeira campanha voltada para essa importante causa na nossa cidade e é a esperança de muitas pessoas que aguardam por um doador compatível”, destaca Patrícia Silva, coordenadora de Políticas Públicas Contra o Câncer.

No dia 25 de agosto, será realizado o ‘Dia D’ de coleta de sangue, no Centro Oncológico de São Gonçalo (Oncosg), levando em conta a necessidade de bolsas de sangue que pacientes com câncer, especialmente leucemia, precisam. Também serão feitos esclarecimentos à população sobre o processo de doação de medula óssea. “O objetivo é que a população se conscientize quanto à importância da doação de sangue. Os pacientes que fazem tratamento de leucemia realizam diversas transfusões de sangue. Com o período de pandemia, os estoques de sangue foram muito prejudicados, por isso é importante a adesão em massa da população”, diz o cirurgião oncológico Edmar Lopes, diretor médico da Oncosg.

Salvar vidas pode ser simples, como destaca Cristina Ana Morgan Figueroa, presidente e fundadora da ONG Davida. “Precisamos fazer apenas uma pergunta para as pessoas: Você quer salvar uma vida? A resposta da maioria das pessoas vai ser positiva. Por isso, dedicamos um mês de trabalho para mostrar à população como é importante, e ao mesmo tempo simples, ser um doador de medula óssea”, afirma.

O Agosto Laranja faz parte do calendário do Governo do Estado, pela Lei 8700/2020, e nasceu de uma iniciativa da Associação Davida Samaritanos para homenagear os jovens David Figueroa e Lorena Jevaux, que faleceram vitimados pela leucemia. A luta desses jovens permanece viva através de seus pais, que hoje ajudam outras famílias que enfrentam a doença e também atuam em frentes sociais, dando assistência a mães grávidas, pessoas com limitações de trabalho por doença e problemas com filhos que tenham alguma deficiência. São dez anos de trabalho conjunto, realizado com o propósito de ajudar ao próximo.

O mês foi escolhido por causa da data de aniversário de Lorena, nascida no mês de agosto; já o laranja foi escolhido porque é a cor do logotipo da marca do Registro Nacional de Voluntários Doadores de Medula Óssea (Redome), o cadastro nacional de doadores e terceira maior base de dados do mundo, com mais de cinco milhões de doadores de medula cadastrados, atrás apenas da Alemanha e dos EUA, mas precisa de constante ampliação, tendo em vista a necessidade de compatibilidade entre medulas e receptores. O Instituto Nacional do Câncer (Inca) abastece os dados do Redome. Internacionalmente, se reconhece o laço laranja como a cor da leucemia, uma das doenças que mais demandam transplante de medula óssea.

“O Davida nasceu da dor da perda e, a partir da dor, nasceu o amor pelo próximo. Quando lembrei da luta do meu filho, que mesmo diante de um tratamento difícil não tirava o sorriso do rosto, decidi que não queria ver nenhuma outra mãe passar pelo que eu passei”, conta Cristina Figueroa, presidente do Davida. Cristina lamenta a pouca divulgação sobre a doação de medula óssea, que ainda sofre com a desinformação. "O transplante de medula óssea é um procedimento seguro, realizado em ambiente cirúrgico, feito sob anestesia geral, e requer internação de, no mínimo, 24 horas", garante. (Veja mais informações clicando AQUI)
Para ser doador é preciso ter entre 18 e 55 anos de idade e boa saúde. Para se cadastrar, o candidato a doador deverá procurar o hemocentro mais próximo de sua casa para esclarecer dúvidas fazer a coleta de uma amostra de sangue (10ml) para a tipagem de HLA (exame de histocompatibilidade que identifica as características genéticas de cada indivíduo). Os dados do doador são inseridos no cadastro do Redome e, sempre que surgir um novo paciente, a compatibilidade será verificada. Se confirmada, o doador será consultado para decidir quanto à doação. 

A Clínica de Oncologia de São Gonçalo (Oncosg) fica na Rua Francisco Portela nº 2641, bairro Zé Garoto.