Sessões plenárias continuarão sendo transmitidas pelos canais do Legislativo gonçalense no YouTube e no Facebook, para munícipes acompanharem à distância Divulgação / Paulo Pintinho dos Santos

SÃO GONÇALO - A Câmara Municipal retorna do recesso na próxima quarta-feira (4), quando reinicia as atividades com a plenária das 17h. As sessões ordinárias e extraordinárias se manterão em sistema híbrido, possibilitando a participação presencial e remota dos vereadores nas votações. A grande novidade desta retomada será a liberação parcial dos assentos nas poltronas destinadas ao público e à imprensa, que poderão voltar assistir in loco às reuniões dos vereadores.
O acesso da população ao Palácio 22 de Setembro foi suspenso em 10 de março deste ano, quando o índice de proliferação da Covid-19 se revelava bastante elevado no município e os leitos hospitalares do serviço público estavam com a capacidade de internação próxima do esgotamento. Na oportunidade, por prudência, o presidente do Legislativo gonçalense, Lecinho Breda (MDB), publicou no Diário Oficial Eletrônico o Ato da Mesa Diretora nº 0001/2021, oficializando a adoção de medidas temporárias de prevenção do contágio no âmbito do prédio que abriga o órgão. Agora, diante dos dados fornecidos pela Secretaria Municipal de Saúde, que atestam a redução do contágio da cidade, o líder parlamentar flexibilizou a medida.
Publicidade
“O risco de contaminação ainda existe e os cuidados precisam ser mantidos, mas o número de casos de internação e óbitos teve uma redução significativa, o que nos dá segurança para liberar, gradativa e parcialmente, a participação presencial da população nas sessões, seguindo à risca todas as medidas coletivas e individuais de prevenção sanitária recomendadas pelas autoridades médicas. Além do uso obrigatório de máscara facial cobrindo o nariz e boca durante toda a permanência nas dependências da Câmara, estabeleceremos o distanciamento entre pessoas assentadas nas poltronas da assistência. Reforçaremos também o controle de entrada e saída dos servidores e visitantes para evitar aglomerações, disponibilizaremos álcool em gel para higienização das mãos e aferiremos a temperatura de todos, indistintamente. E, para aqueles que desejarem acompanhar o desempenho do trabalho dos parlamentares à distância, permanece a alternativa de fazê-lo por meio digital, acessando a página da Câmara Municipal no Facebook ou nosso canal no YouTube”, declarou Lecinho.