Levantamento interno da empresa aponta para 80 mil irregularidades entre janeiro e junho de 2021, um aumento de 111% em relação às 38 mil fraudes encontradas no mesmo período do ano passadoDivulgação

SÃO GONÇALO - A Enel Distribuição Rio fechou o ranking dos municípios atendidos pela concessionária com os maiores índices de furto de energia no primeiro semestre de 2021. São Gonçalo lidera a lista, com índice de 39,9% de perdas de energia. Isso significa que, de toda a energia distribuída pela companhia na cidade, cerca de 40% é perdida – a maior parte devido ao furto de energia, também conhecido como “gato”. Duque de Caxias vem na sequência, com índice de 32,5%, e Itaboraí ocupa a terceira posição, com 32,3%, seguidas pelas cidades de Magé (30,8%) e Araruama (28%), respectivamente.
A companhia garante que tem intensificado cada vez mais o combate a este tipo de crime. No primeiro semestre deste ano, a distribuidora realizou 152 mil inspeções em sua área de concessão, crescimento de 13% na comparação com as 134 mil inspeções realizadas no primeiro semestre de 2020.
Publicidade
Um levantamento interno da empresa aponta para 80 mil irregularidades entre janeiro e junho de 2021, um aumento de 111% em relação às 38 mil fraudes encontradas no mesmo período do ano passado. Com isso, a Enel Distribuição Rio conseguiu recuperar 234 milhões de kw/h de energia furtada, o que representa uma expansão de 67% frente aos 140 milhões de kw/h de volume de energia recuperado pela concessionária no primeiro semestre de 2020. O volume de energia recuperado pela distribuidora no primeiro semestre de 2021 seria suficiente para abastecer aproximadamente 130 mil residências por um ano com consumo médio mensal de 150 kw/h.
"A distribuidora também realiza constantemente ações de combate ao furto de energia em parceria com a Polícia Civil. No primeiro semestre deste ano, a empresa realizou 564 operações que resultaram em 73 pessoas detidas em flagrante, sendo 51% de clientes comerciais e 49% de residenciais, na área de atuação da empresa", afirma Marcio Luis de Souza, responsável pela área de Operações Comerciais da Enel Rio.
Publicidade
A concessionária alerta que fraudes e furtos são crimes previstos no Código Penal, e a pena pode variar de um a oito anos de detenção. Além disso, cobra os valores retroativos referentes ao período em que ocorreu a irregularidade, acrescida de multa, dos fraudadores. Cometem crime tanto as pessoas que executam fisicamente a fraude nas instalações quanto os titulares das contas de energia. Além disso, as fraudes e os furtos ainda contribuem para tornar encarecer a conta de luz de todos os consumidores, repassando para as contas de todos, como forma de compensar parte do prejuízo da distribuidora com o valor da energia furtada e cobrir os custos para identificar e coibir as irregularidades.
Outra consequência negativa é a piora na qualidade do serviço prestado, prejudicando todos os consumidores da concessionária. "As ligações clandestinas sobrecarregam as redes elétricas, deixando o sistema de distribuição mais suscetível às interrupções no fornecimento de energia. A regularização dos clientes traz cidadania para essa parcela da população e beneficia todos os consumidores com um serviço de melhor qualidade. Consumidores que adotam esta prática também colocam em risco as suas vidas e a da população. Pessoas não habilitadas que tentam manipular o medidor de energia ou realizar ligação direta na rede elétrica correm o risco de choque e acidentes graves, que podem ser fatais", explica o diretor da Enel.
Publicidade
Os clientes que quiserem denunciar o furto de energia podem fazê-lo pela internet: https://www.enel.com.br/, pelo aplicativo Enel Rio ou pelo 0800 280 0120. Não é necessário se identificar.