A ocupação de leitos de UTI adulto e de leitos de enfermaria e a porcentagem dos casos notificados nas duas últimas semanas não pontuaram Reprodução

São Gonçalo continua com baixo nível de contaminação pelo coronavírus na semana 33, correspondente ao período de 15 a 21 de agosto, e se mantém na fase amarelo 1. As informações são da Prefeitura, segundo a qual a variação de pacientes internados e a variação de óbitos obtiveram quatro pontos cada. Já a ocupação de leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) adulto, a ocupação de leitos de enfermaria e a porcentagem dos casos notificados nas duas últimas semanas não pontuaram.
De acordo com o governo municipal, os resultados estão diretamente ligados à vacinação da população, que evita que a doença evolua para casos mais graves e necessite de internação. Contudo, a vacina não evita a contaminação. Por isso, alertam os porta-vozes do Executivo gonçalense, ainda é necessário que todos os gonçalenses continuem respeitando todas as medidas sanitárias de prevenção, como o uso de máscaras, o isolamento social e a higienização das mãos com água e sabão ou álcool em gel.
Na semana 33/2021, os indicadores oficiais apontaram 28% de ocupação de leitos de UTI adulto, não contabilizando. Na semana anterior, eram 31% (0 ponto). A ocupação de leitos de enfermaria caiu de 33% para 31% na semana 33 (0 ponto). A variação de óbitos pelo Coronavírus ficou com 1,36 e obteve quatro pontos. Na semana anterior era de 0,64 (dois pontos). A variação de pacientes internados ficou em 1,08, somando quatro pontos. Na semana anterior foi 0,89, obtendo dois pontos. E, por último, a porcentagem dos casos da Covid-19 notificados ficou em -7% (0 ponto) - na semana anterior foi de 17% (quatro pontos).
Para ter a fase de risco determinada, são avaliados cinco indicadores: capacidade de leitos de UTI, capacidade de leitos de enfermaria, variação de óbitos por Covid-19, variação de novos casos e variação de pacientes internados. Dependendo dos números do sistema municipal de saúde, o município vai contando pontos. Com o total, a cidade é colocada em uma fase. São cinco no total, sendo o amarelo 1 (fase 1) o de risco mais baixo (variação de 0 a 9 pontos) e o vermelho escuro (fase 5) com maior risco de contaminação (com pontuação maior que 40).
É importante ressaltar que as avaliações de confirmação de óbitos sofrem alterações, diariamente e que podem ser referentes a datas retroativas devido ao processo de investigação da Vigilância Epidemiológica com base em resultados dos testes realizados pelos pacientes. Desde o fim de julho, a Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil inclui nos boletins diários da doença os novos casos de óbitos – a maioria registrada em 2020 e no início deste ano em outras cidades e que não havia sido contabilizada anteriormente. Devido a esta inclusão de óbitos de gonçalenses ocorridos em outros municípios nos meses anteriores, os números das mortes parecem em crescimento, mas não refletem a atual realidade da pandemia no município, explicam os especialistas do órgão.