A Secretaria Municipal de Saúde realiza o intercâmbio entre vacinas na 2ª dose, dependendo da necessidade e dos imunizantes disponíveis em cada postoDivulgação / Renan Otto

São Gonçalo vacina todos os munícipes a partir dos 12 anos nesta terça-feira (14). Os moradores podem procurar qualquer um dos 14 locais, um deles com drive-thru, para receber o imunizante. A cidade também aplica a segunda e a terceira dose - esta última somente para os idosos com mais de 70 anos e que já tenham mais de seis meses de intervalo da segunda dose. Além dos pontos fixos, o ônibus da Cruz Vermelha estará no Largo de Itaoca, no bairro de mesmo nome, das 9h às 16h. Na quarta (15) e quinta-feira (16), o local beneficiado com a vacinação itinerante será o Largo do Jóquei  (Predinhos), no mesmo horário. 

Para a aplicação da primeira dose, as pessoas com mais de 18 anos precisam levar comprovante de residência, carteira de vacinação e cartão do SUS ou CPF. Os menores de 18 anos devem apresentar caderneta de vacinação, cartão do SUS ou CPF, identidade e comprovante de residência do responsável, que deverá acompanhá-los ao local de vacinação.

A imunização com a segunda dose das vacinas Coronavac, Astrazeneca e Pfizer está disponível. A Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil realiza o intercâmbio entre vacinas na segunda dose, dependendo da necessidade e dos imunizantes disponíveis em cada local de vacinação. Para recebê-la, é obrigatório apresentar documento de identidade e o comprovante de vacinação da primeira dose em São Gonçalo, assim como para a terceira dose dos idosos, que estão recebendo o reforço com o imunizante da Pfizer.

Balanço – Desde o início da campanha, a cidade vacinou 686.365 pessoas com a primeira dose ou dose única. Destas, 22.134 receberam a vacina da Janssen. Ao todo, 32.444 trabalhadores da saúde, 137.523 idosos com mais de 60 anos, 1.692 funcionários e pessoas em Instituições de Longa Permanência (Ilpis), 105 pessoas de residências terapêuticas, dois indígenas, 84.788 pessoas com comorbidades, 1.353 pessoas com deficiência permanente, 8.276 trabalhadores da educação, 383 trabalhadores das forças de segurança e salvamento, 2.898 acamados, 362.144 pessoas da população em geral com mais de 18 anos, 3.802 pessoas privadas de liberdade, 270 pessoas em situação de rua, 311 portuários, 41.254 adolescentes entre 12 e 17 anos, e 9.120 gestantes, puérperas e lactantes foram vacinados. Ao todo, 309.036 pessoas foram imunizadas com a segunda dose e 537 idosos tomaram o reforço com a terceira dose.
Locais de vacinação

– Polo Sanitário Dr. Washington Luiz, Zé Garoto

– Salão do Clube Mauá, Centro

– Umpa Nova Cidade

– Clínica Gonçalense do Mutondo

– Polo Sanitário Dr. Hélio Cruz, Alcântara

– Clínica da Família Dr. Zerbini, Arsenal

– Polo Sanitário Rio do Ouro

– PAM Coelho

– CRAS Vista Alegre

– PAM Neves

– Umpa Pacheco

– Estacionamento da Igreja Universal do Reino de Deus de Alcântara

– Polo Sanitário Paulo Marques Rangel, Portão do Rosa

– Polo Sanitário Jorge Teixeira de Lima, Jardim Catarina

Ponto com drive-thru

– Campo do Clube Mauá, Centro