A ação será nesta quinta-feira (7), em unidades de saúde da cidade em parceria com os programas da Saúde da Mulher, Saúde do Homem e Saúde da Criança.Divulgação
“Ao longo dos últimos anos, a sífilis – doença transmissível por bactéria através do sexo - e a sífilis congênita – transmissível para o feto em qualquer etapa da gestação – estão tendo um aumento expressivo. Por isso, é muito importante o sexo seguro, sempre com camisinha. E aqueles que têm alguma dúvida sobre a doença podem procurar a Coordenação de ISTs/Aids e Hepatites Virais, na Parada 40, sempre das 8h às 17h. No local, fazemos os testes diariamente e encaminhamos para o tratamento, caso necessário", disse Monique Gonzalez, coordenadora do local.
Conforme informações, o objetivo das ações nas unidades de saúde é ampliar o número de gestantes testadas para sífilis, HIV, hepatites B e C e enfatizar a importância do diagnóstico precoce e do tratamento adequado da sífilis na gestante durante o pré-natal, evitando a sífilis congênita nos bebês. Com o foco na diminuição da incidência de sífilis congênita no município, a coordenação irá realizar rodas de conversa com gestantes abordando o tema e realizando a testagem rápida. Em casos reagentes, elas serão encaminhadas e iniciarão o tratamento precocemente. Além das gestantes, os parceiros também serão testados e encaminhados.
O usuário com o resultado reagente para HIV, Hepatite B e C será encaminhado com guia de referência, resultado de teste rápido e xerox dos documentos (identidade, CPF, cartão do SUS e comprovante de residência) para as unidades referenciadas de cada doença. “Os exames são realizados durante todo o ano. Mas intensificamos a divulgação neste período do ano por conta do Dia de Combate. É muito importante as pessoas observarem os sinais, procurar ajuda e fazer o tratamento”, finalizou Monique.
Programação:
07/10 - Policlínica Gonçalense de Referência para Doenças Crônicas e
Transmissíveis, na Parada 40, às 9h;
13/10 - Clínica Municipal Gonçalense do Mutondo, às 10h30;
14/10 - Polo Sanitário Augusto Sena, Rio do Ouro, às 9h;
20/10 - Polo Sanitário Jorge Teixeira de Lima, Jardim Catarina, às 10h;
22/10 - Polo Sanitário Hélio Cruz, Alcântara, às 13h;
27/10 - Polo Sanitário Washington Luiz Lopes, Zé Garoto, às 9h;
27/10 - Polo Sanitário Paulo Marques Rangel, Porto do Rosa, às 13h30min.;
Sífilis - A doença é uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST) curável e exclusiva do ser humano, causada pela bactéria Treponema pallidum. Pode apresentar várias manifestações clínicas e diferentes estágios. Os sintomas mais comuns da doença são feridas que não doem na genitália, no reto ou na boca. Após a ferida inicial, há uma irritação na pele. Se não tratada e curada devidamente, a doença pode resultar em danos para cérebro, nervos, olhos ou coração. Os acometidos pela doença podem ter dores nos músculos, fadiga, febre, mal-estar, perda de apetite; dor de cabeça, dor de garganta, erupção nos pés e nas mãos, inchaço dos gânglios ou perda de peso.
Unidades de referência para tratamento de ISts em São Gonçalo:
• HIV: Policlínica Gonçalense de Referência para Doenças Crônicas e Transmissíveis, Parada 40 (marcação de segunda à sexta); Polo Sanitário Hélio Cruz, Alcântara (marcação de segunda à sexta) e Clínica da Família Dr. Zerbini, Arsenal (marcação de segunda à sexta).
• Hepatite B e C: Policlínica Gonçalense de Referência para Doenças Crônicas e Transmissíveis (marcação de segunda à sexta) e PAM Alcântara (marcação em dia de sexta).
• Sífilis: Polos Sanitários Hélio Cruz, Alcântara; Jorge Teixeira de Lima, Jardim Catarina; Paulo Marques Rangel, Porto do Rosa; Washington Luiz Lopes, Zé Garoto; Clínica Municipal Gonçalense do Barro Vermelho; Clínica da Família Dr. Jardel do Amaral, em Venda da Cruz; Clínica Municipal Gonçalense do Mutondo; Clínica Municipal Euryclides de Jesus Zerbini, no Arsenal e Policlínica Gonçalense de Referência para Doenças Crônicas e Transmissíveis, na Parada 40.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.