Cerca de 30 guardas municipais concluíram o curso de pré-atendimento hospitalar na Secretaria Municipal de Ordem Pública. Divulgação PMSG

Cerca de 30 guardas municipais de São Gonçalo concluem, nesta quarta-feira (27), o curso de pré-atendimento hospitalar na Secretaria Municipal de Ordem Pública, iniciado terça-feira (26). O objetivo da qualificação é preparar os agentes para atuarem em situações do dia a dia, dando todo o suporte necessário à população gonçalense.
O curso está sendo ministrado das 9h às 17h, sendo oferecidas aulas teóricas e práticas ministradas pelo professor Adeilson Viana, do Comitê Brasileiro de APH em Combate. Durante o curso, os agentes são orientados sobre a preparação ocular, tipos de escudos e orientações gerais.
Além dos agentes do município, a capacitação também recebe a presença policial e guardas de outras cidades, como Volta Redonda, Búzios, Maricá e Rio de Janeiro.
O Centro de Formação e Instrução da Guarda Municipal tem trabalhando na preparação contínua durante todo ano, através de palestras e cursos de capacitação para que estejam prontos e qualificados durante as atuações pelo município.
A assistente social e coordenadora do Centro de Formação e Instrução da Guarda Municipal, Mônica Veiga, disse que essa é uma ação para capacitar os guardas municipais para atuarem de forma cidadã nas vias da cidade.
“A municipalização da segurança pública trouxe muitos desafios e a gente precisa estar cada vez mais se capacitando para trabalhar nesse novo contexto, entendendo qual é o nosso papel dentro dessa engrenagem, juntos com os outros órgãos da segurança pública. Diante desses novos desafios da segurança pública, a Guarda já vem conversando e se capacitando em direitos humanos, saúde mental, violência contra a mulher, para estar atendendo melhor a população” falou Mônica.
Lourenço, guarda municipal há 23 anos na cidade, falou sobre esse momento de qualificação.
“Agradecemos ao governo e às equipes de formação, assim como o comandante, por disponibilizar essa qualificação para a Guarda Municipal, principalmente com a Ronda Ostensiva (Romu), que é um grupamento preventivo ostensivo, para que os agentes possam operar com qualidade para prestar melhor serviços ao município”, afirmou.