A Prefeitura montou uma tenda na Praça Estephânia de Carvalho, no Zé Garoto.Divulgação PMSG - Foto: Lucas Alvarenga

Para atender a crescente demanda de pessoas que querem fazer os testes de Covid-19, a Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil de São Gonçalo colocou à disposição da população mais dois pontos de testagem para o coronavírus: uma tenda na Praça Estephânia de Carvalho, no Zé Garoto, e o PAM Alcântara. A procura pelo exame passou de 120 diários em dezembro de 2021 para quase 3 mil nesta terça-feira (11).
De acordo a Prefeitura, ao todo, 13 locais oferecem o serviço. O Executivo ressaltou que os locais atendem por ordem de chegada. "Alguns com distribuição de senhas e outros com a mesma organização com uma hora antes do encerramento para quem já estiver na fila. Portanto, nos locais com atendimento até 17h, os moradores devem chegar até às 16h", afirmou o poder público no texto.

Segundo as informações, o município tem um alto índice de positividade dos testes (entre 45% a 95%). São poucas pessoas assintomáticas a maioria apresentam sinais leves da doença. "Por isso, todos os moradores devem manter o distanciamento social, evitar aglomerações, usar máscaras e higienizar as mãos – sempre que possível – com água e sabão ou álcool em gel. Nos locais de testagem, inclusive nas filas, os gonçalenses devem manter a distância mínima de um metro. E é muito importante que os gonçalenses só saiam de casa nos casos de necessidade", ressaltou o Executivo no texto.

Os locais dos exames são: tenda na Praça do Zé Garoto, diariamente, das 8h às 17h; PAM Alcântara: segundas, quartas e sextas, das 8h às 18h; Centro de Triagem ao Coronavírus, no Zé Garoto: diariamente, das 8h às 17h; Clínica Municipal Gonçalense Barro Vermelho: de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h; Clínica Municipal Gonçalense do Mutondo: terças e quintas, das 10h às 16h; e sábados, das 8h às 11h; Polo Sanitário Jorge Teixeira de Lima, no Jardim Catarina: segundas, terças e quintas, das 8h às 12h.
Os exames também poderão ser feitos no Polo Sanitário Paulo Marques Rangel, no Porto do Rosa: quartas, quintas e sextas, das 8h às 16h; Polo Sanitário Dr. Augusto Sena, Rio do Ouro: terças, quartas e sextas, das 13h às 16h; Clínica da Criança (0 a 12 anos), de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, com distribuição de senhas; no PAM Coelho: segunda a sexta-feira, das 8h às 17h; na UMPA de Nova Cidade, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h; no Hospital Franciscano Nossa Senhora das Graças, Lagoinha, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, só para pessoas sintomáticas e na Maternidade Municipal Dr. Mário Niajar: apenas para as gestantes e parturientes sintomáticas, de 8h às 17h.