kit's de higiene foram entregues aos assistidos da ação Divulgação/ PMSJM

Nesta manhã (14), a prefeitura de São João de Meriti realizou uma ação social de acolhimento à população em situação de rua na Praça da Matriz, Centro. Participaram do mutirão as secretarias de Saúde, Assistência Social, Trabalho e Renda, Ordem Urbana e ainda teve o apoio do Conselho Tutelar. Na ocasião, foram oferecidos diversos tipos de serviços como a vacina contra a covid-19, retirada de documentos, doação de roupas e de kit's de higiene, além de café da manhã.

"Essa é a segunda ação de acolhimento promovida pela prefeitura neste ano. Com as dificuldades da pandemia, a população em situação de rua aumentou. Pensando nisso, o nosso prefeito Dr. João e o deputado estadual Valdecy da Saúde nos deram a chance de promover esse momento tão importante, que traz um pouco mais de dignidade para quem tanto precisa", declarou a secretária de Assistência Social, Almerinda de Carvalho.
Na ação, foram oferecidos diversos tipos de serviços como a vacina contra a covid-19 - Divulgação/ PMSJM
Na ação, foram oferecidos diversos tipos de serviços como a vacina contra a covid-19Divulgação/ PMSJM


O mutirão, que atendeu mais de 50 pessoas durante toda a manhã, teve a participação do Consultório na Rua (CR), uma estratégia de redução de danos que busca levar a atenção em saúde para os moradores em situação de rua com serviços de prevenção, cuidados primários e promoção da saúde. No município de São João de Meriti essa iniciativa já existe há 8 anos e foi a primeira a ser implementada em toda a Baixada Fluminense.

"O Consultório na Rua vem para monitorar a saúde e a vulnerabilidade do morador em situação de rua. Nossa equipe atua com 10 pessoas, entre médicos, psicólogos, dentistas, assistentes sociais, enfermeiros. O objetivo é criar um vínculo para que esse público entenda que a Prefeitura de São João de Meriti está ali para cuidar e amparar essa parte da população que muita gente sequer lembra que existe", explicou a enfermeira e coordenadora do programa, Sônia Ribeiro.
Publicidade
A ação social aconteceu na Praça da Matriz, Centro - Divulgação/ PMSJM
A ação social aconteceu na Praça da Matriz, CentroDivulgação/ PMSJM
Segundo a pasta, há previsão que a ação ocorra novamente na próxima semana, em local a definir. Se você quer ajudar uma pessoa que esteja em situação de rua, procure a Secretaria de Assistência Social, que fica localizada na Avenida Presidente Lincoln, 899, Jardim Meriti ou através do telefone (21) 2699-0586.
Publicidade