1° Seminário Municipal de Saúde da População Negra é realizado em Meriti com apresentações e debates culturaisDivulgação

Por meio de uma iniciativa da Secretaria de Cultura, Turismo, Direitos Humanos e Igualdade Racial de São João de Meriti foi realizado durante todo o dia de ontem (14) o 1° Seminário Municipal de Saúde da População Negra, que aconteceu no auditório da Universidade Estácio de Sá, em Vilar dos Teles. O evento também foi marcado por apresentações culturais.

Com falas de integrantes do poder municipal e estadual, de autoridades religiosas, além de especialistas em saúde, o evento se tornou um marco para a cidade e sua população negra.

“Saúde é bem-estar total e dentro do bem-estar total do ser humano a educação está presente. Saúde não é ausência de doença e sim poder estar bem com o todo social, material e econômico” disse a presidente do Conselho Municipal de Igualdade Racial (COMIRA), Maria da Fé.
o evento se tornou um marco para a cidade e sua população negra - Divulgação
o evento se tornou um marco para a cidade e sua população negraDivulgação


O subsecretário de Direitos Humanos e Igualdade Racial, Marcelo Rosa, falou sobre a relevância do seminário: “É muito importante esse evento na nossa cidade porque estamos vivendo um momento de muitas dificuldades. O fórum da ação de população negra é um avanço porque somos o pioneiro dos 92 municípios do estado Rio de Janeiro e o único da Baixada Fluminense a ter o plano de Igualdade Racial. Isso é de extremo valor para a nossa cidade e temos que agradecer ao prefeito Dr. João, à secretária de Saúde Dr. Márcia e ao Alfredo Marangoni, presidente de Conselho Municipal da Saúde, por fazerem essa junção de forças”.

De acordo com o Censo Demográfico 2010, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, São João de Meriti tem uma população atual de 458.673 habitantes em que 63,37% são negros.