Vacina da Moderna apresentou bons resultados - Internet
Vacina da Moderna apresentou bons resultadosInternet
Por O Dia
Saquarema - A Prefeitura de Saquarema, inciou nesta segunda-feira (23) a 22ª Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe. Idealizada pelo Ministério da Saúde, 75 milhões de doses foram produzidas para a campanha deste ano.
Em 2020, a campanha foi organizada respeitando as medidas preventivas da Pandemia do COVID-19. Nesta campanha, todos os idosos serão vacinados em suas residências por equipes dos postos de Estratégia de Saúde da Família, os que moram em bairros sem a cobertura de ESF também receberão as equipes de saúde por meio de um posto volante de vacinação.
Publicidade
A Secretaria de Saúde informou que para organizar e agilizar os atendimentos, os postos de ESF funcionarão apenas para informações e não farão a vacina contra a gripe e que o público-alvo da campanha foi dividido da em grupos da seguinte forma:
No período de 23/03 a 15/04, a vacinação contra gripe será realizada exclusivamente para idosos com mais de 60 anos e profissionais da saúde.
Publicidade
No período de 16/04 a 08/05, a vacinação será realizada para os grupos a seguir: professores, profissionais das forças de segurança e salvamento, portadores de doenças crônicas e não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.
A terceira fase da Campanha será entre os dias 09/05 e 22/05. Neste período, serão vacinadas as crianças de 06 meses a seis anos, gestantes e puérperas, povos indígenas, adolescentes entre 12 e 21 anos e sob medida socioeducativa, detentos e funcionários do sistema prisional, além de pessoas adultas entre 55 e 59 anos.
Publicidade
Conforme informações passadas pelo Secretário de Saúde, Pedro Ricardo, é importante alertar à população que não serão vacinadas as pessoas fora destes grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde. Os idosos deverão aguardar, em suas residências, a visita do agente de saúde ou das equipes da Secretaria Municipal de Saúde.
Há contraindicação para pessoas com alergia aos componentes da vacina, principalmente à proteína do ovo. Portadores de doenças neurológicas e síndrome Guillain-Barré devem consultar um médico antes de tomar a vacina e seguir suas orientações. Para pessoas que tenham apresentado febre recente, é recomendado adiar a vacinação até que o estado de saúde melhore.
Publicidade
"É importante que todo público-alvo se vacine, mesmo quem já se vacinou em outra ocasião. O imunizante usado sofre alterações em sua composição ao longo dos anos, conforme o cenário epidemiológico. Sendo assim, o Programa Municipal de Imunização (PMI) busca desenvolver um trabalho em parceria com a Atenção Básica, Programa de Atenção Integral à Saúde da Mulher, Criança e Adolescente, Saúde do Idoso, Saúde do Trabalhador e neste esforço alcançar coberturas vacinais adequadas para a proteção da população em vulnerabilidade." completou Pedro Ricardo, Secretário de Saúde.