Uma varredura está sendo feita rua a rua em todo o município, desde o início da campanha, para que todos os idosos sejam vacinados
A Secretaria de Estado de Saúde disponibilizou mais doses para a vacinação dos idosos, levando em consideração o aumento populacional dos últimos anosPrefeitura de Saquarema
Por O Dia
Saquarema - A Prefeitura de Saquarema já vacinou mais de 11.752 pessoas pertencentes ao primeiro grupo de vacinação contra a gripe. Quando se avalia somente o grupo de idosos com mais de 60 anos referenciados pelo Ministério da Saúde, mais de 99% da população já foi vacinada.
Os números adotados pelo Ministério da Saúde são baseados nos dados demográficos do CENSO 2010 e suas atualizações anuais do IBGE. Mesmo assim, a Secretaria de Estado de Saúde disponibiliza mais doses para a vacinação dos idosos, levando em consideração o aumento populacional dos últimos anos.
Publicidade
Neste ano, a Campanha de Vacinação contra a Gripe tem uma organização respeitando as medidas preventivas da Pandemia do COVID-19 para evitar aglomerações. Uma das mudanças, por exemplo, é a vacinação em casa. Todos os idosos são vacinados em suas residências por equipes dos postos de Estratégia de Saúde da Família. Os idosos que moram em bairros sem a cobertura de ESF também receberão as equipes de saúde por meio de um posto volante de vacinação.
Segundo informações da Secretaria, não é necessário fazer o agendamento. Uma varredura está sendo feita rua a rua em todo o município e desde o início da campanha, idosos do Centro, Itaúna, Leigo, Porto da Roça, Guarani, Verde Vale, Gravatá, Areal e Boqueirão já foram vacinados pelo Posto Volante, que estão imunizando os idosos que não moram em áreas de cobertura de ESF. Nas áreas de ESF, as equipes dos 13 postos também seguem vacinando os idosos.
Publicidade
Em suas redes sociais, a prefeitura alerta a população que não serão vacinadas as pessoas fora dos grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde. E, também, que há contraindicação para pessoas com alergia aos componentes da vacina, principalmente à proteína do ovo. Portadores de doenças neurológicas e síndrome Guillain-Barré devem consultar um médico antes de tomar a vacina e seguir suas orientações. Para pessoas que tenham apresentado febre recente, é recomendado adiar a vacinação até que o estado de saúde melhore.
“Adotamos a medida de vacinar em casa para proteger os nossos idosos do Coronavírus. Eles estão recebendo nossos profissionais de saúde com muita alegria e tranquilidade. No início, muitos podem estar preocupados em se vacinarem logo, mas as equipes da Secretaria de Saúde estão empenhadas em vacinar o maior número de idosos possíveis. Peço a paciência e colaboração de todos neste momento difícil de pandemia”, informou a prefeita Manoela Peres.
Publicidade
Para informações sobre a campanha de vacinação, a Secretaria de Saúde disponibilizou um número para atendimentos via WhatsApp, que funciona de segunda a sexta-feira, das 09 às 17 horas. O número é (22) 99838-5311.