Fake News bagunçam a cidade nesse domingo - Facebook
Fake News bagunçam a cidade nesse domingoFacebook
Por O Dia
Na manhã de hoje (24), notícias falsas começaram a circular pelas redes sociais. Uma matéria publicada em um jornal da cidade de Niterói, denunciando uma compra feita pela prefeitura na ASX Comércio, uma papelaria de Saquarema, foi usada para insinuar que a Prefeitura de Saquarema era responsável pela negociação.

Galeria de Fotos

Fake News bagunçam a cidade nesse domingo Diário Oficial de Niterói
Fake News bagunçam a cidade nesse domingo Whatsapp
Fake News bagunçam a cidade nesse domingo Facebook
Publicidade
O DIA constatou que desde o dia 24 de abril, a papelaria ASX fornece EPI's (Equipamentos de Proteção Individual), como máscaras, álcool em gel e luvas à Secretaria de Assistência Social de Niterói. O contrato de compra, válido por 6 meses, é de mais de R$323.000,00, conforme informações do Diário Oficial de Niterói.
À tarde, uma mensagem que parecia ser da Associação Comercial, também começou a circular por todos os grupos do Whatsapp, informando que o comércio abriria as portas 'na marra', na manhã desta segunda-feira (25).
Publicidade
Na mensagem ‘fake’, a informação foi de que uma reunião teria sido finalizada naquele momento (em que a mensagem foi enviada) e parabeniza os grandes e pequenos empresários de Saquarema, que já teriam decidido reabrir ‘na marra’ seus negócios, nesta segunda-feira (25). Parabeniza também os que já teriam reaberto nesse domingo e diz que a prefeitura não tem que acatar as determinações do governador Wilson Witzel e sim as necessidades da população e comerciantes que pagam os impostos municipais e geram empregos.

Por nota, a Associação comercial de Saquarema informou que “não apoia medidas irresponsáveis, unilaterais e arbitrárias para a abertura do comércio, ou conforme apregoam mensagens em grupos utilizando a expressão “na marra”.
Defendemos a reabertura gradual e controlada do comércio mantendo o diálogo com o poder público para restabelecer as atividades priorizando a segurança e a saúde da população em meio à pandemia e garantindo a manutenção dos empregos e da economia de Saquarema. Acreditamos que com união, diálogo e responsabilidade seremos capazes de superar esse momento difícil para todos.

Em uma rápida conversa com O DIA, a prefeita Manoela Peres disse que, nesse momento, o mais importante é manter a população segura. 
"Por favor, verifiquem as fontes das mensagens que vocês recebem, isso é muto sério.
Temos que ter responsabilidade com qualquer ação tomada pela prefeitura, sabemos que é uma situação difícil para todos, mas as estatísticas mostram que o aumento da contaminação se deu nos locais onde as pessoas não respeitaram o isolamento. Estamos estudando idas às possibilidades, com responsabilidade acima de tudo . Hoje, os leitos do hospital municipal estão ocupados e a nossa maior preocupação é com

a vida das pessoas" - declarou a prefeita Manoela, sobre a 'fake news' a respeito da reabertura do comércio.
Publicidade
A desinformação é um mal e deve ser tratada. Para prevenir que sejamos vítimas das notícias falsas, sempre confira a veracidade das informações que recebe. A internet e suas ferramentas permitem que a desinformação (sim, é disso que estamos falando) seja multiplicada em segundos, não só para milhares de destinatários como por múltiplos meios de divulgação.
"Uma mentira contada mil vezes, torna-se uma verdade." - Joseph Goebbels