Dia de Santo Antônio - Reprodução Internet
Dia de Santo AntônioReprodução Internet
Por O Dia
Saquarema - A Festa de Santo Antônio, em Bacaxá, é uma das mais conhecidas na região. Produzida pela Paróquia, em parceria com a Prefeitura, a data é comemorada tradicionalmente com a missa solene e shows, barracas de comidas, bebidas e brincadeiras que ficam no entorno da igreja e na Praça de Santo Antônio, durante todo o fim de semana.

Galeria de Fotos

Dia de Santo Antônio Reprodução Internet
Dia de Santo Antônio Reprodução Internet


Em meio à pandemia do Coronavírus, não haverá festa na igreja de Bacaxá, 2º distrito de Saquarema. Mas Padre Jorge Ignaczuk, responsável pela Paróquia, ministrará às 20h de hoje (13) uma missa on-line, transmitida pelo canal da igreja no Facebook Pascom Paróquia Santo Antônio - Bacaxá (@paroquiasantoniob) e por um canal do YouTube, que será divulgado no momento da transmissão ao vivo.

De acordo com o Facebook @historiasdesaquarema,  o Povoado de Bacaxá deu início a construção de uma Capela em honra a Santo Antônio nas terras doadas pelo Sr. Segisfredo Rodrigues, com o esforço e trabalho da população, a Capela ficou pronta no ano de 1923 e ficou subvencionada à Paróquia de Nossa Senhora de Nazareth até 2006, quando recebeu o título de Paróquia. Padre Jorge Ignaczuk assumiu como pároco e desde então está à frente da Igreja de Bacaxá.

Padroeiro do 2º distrito de Saquarema, Santo Antônio, segundo a Wikipedia, foi um Doutor da Igreja e viveu na viragem dos séculos XII e XIII. A fama de santidade levou Antônio de Pádua a ser canonizado pela Igreja Católica pouco depois de falecer. Teólogo, místico, asceta e sobretudo um notável orador e grande taumaturgo, conhecido como um dos intelectuais mais notáveis de Portugal do período pré-universitário. Tinha grande cultura e seu saber tornou o Santo uma das mais respeitadas figuras da Igreja Católica do seu tempo.