Wilson Witzel - Reprodução Internet
Wilson WitzelReprodução Internet
Por O Dia
Saquarema - Em matéria publicada pelo jornal O Globo de hoje (21), Saquarema estaria entre as cidades que fizeram repasse em um suposto esquema apontado pela Procuradoria Geral da República (PRG) para desviar dinheiro público da Saúde do estado Rio de Janeiro, durante a gestão do governador Witzel.

Conforme a denúncia, o plano executado pelo delator e ex-secretário de Saúde Edmar Santos, aponta o empresário Edson Torres como o cabeça financeiro do esquema e, segundo depoimento dele ao MP, a intenção era de superfaturar obras das pequenas cidades para reverter o lucro ao núcleo comandado pelo Pastor Everaldo.

Na denúncia, Torres citou Petrópolis, São João de Mereti, Paracambi, Itaboraí, Magé, São Gonçalo e Saquarema entre as cidades agraciadas pela verba que fizeram “ajuste financeiro”, devolvendo 10% do dinheiro ao grupo.

Em nota oficial, a Secretaria Municipal de Saúde de Saquarema, esclareceu que “a citação do Município de Saquarema na delação indicada na reportagem é absurda, sem nenhum lastro de verdade, não existindo qualquer motivo para tal inclusão.

Ainda conforme a nota, Saquarema jamais recebeu verba por convênio ou cooperação técnica com relação à pandemia do Covid-19 do Fundo Estadual de Saúde do Rio de Janeiro, como também qualquer verba relativa ao mencionado FINANSUS.

A Secretaria de Saúde também esclareceu que o único recurso estadual recebido foi para implantação de hospital de campanha (um milhão de reais) que nunca foi utilizado. A verba recebida para o hospital de campanha - que não foi feito -, estaria depositada integralmente em uma conta específica e será devolvida aos cofres estaduais.